Fugas - notícias

  • Nave de Santo António, Serra da Estrela
    Nave de Santo António, Serra da Estrela Carlos Dias
  • Desfiladero de La Hermida, Espanha
    Desfiladero de La Hermida, Espanha Carlos Dias
  • Miradouro de Piedrasluengas, Picos da Europa, Espanha
    Miradouro de Piedrasluengas, Picos da Europa, Espanha Carlos Dias
  • Covão D'Ametade, Serra da Estrela
    Covão D'Ametade, Serra da Estrela Carlos Dias
  • Fraga da Pena, Serra do Açor
    Fraga da Pena, Serra do Açor Carlos Dias
  • Buracas do Casmilo, Condeixa-a-Nova
    Buracas do Casmilo, Condeixa-a-Nova Carlos Dias
  • Covão D'Ametade, Serra da Estrela
    Covão D'Ametade, Serra da Estrela Carlos Dias
  • Lago Enol, Covadonga, Picos de Europa, Espanha
    Lago Enol, Covadonga, Picos de Europa, Espanha Carlos Dias
  • Carrasqueira, Alcácer do Sal
    Carrasqueira, Alcácer do Sal Carlos Dias
  • Vale do Rossim, Serra da Estrela
    Vale do Rossim, Serra da Estrela Carlos Dias
  • Nave de Santo António, Serra da Estrela
    Nave de Santo António, Serra da Estrela Carlos Dias
  • Outeiro, Leiria
    Outeiro, Leiria Carlos Dias

Vídeo leva-nos a respirar por um outro mundo... em Portugal

Por Mara Gonçalves

São imagens vivas de paisagens deslumbrantes de natureza e ar puro, onde noites estreladas vão dando lugar a cascatas, a montanhas espinhosas e oceanos lânguidos. O timelapse do português Carlos Dias quer pôr toda a gente a “respirar outro mundo”, por Portugal e Espanha.

Já foi visto mais de 170 mil vezes desde que foi publicado, no início do mês, e tem dado que falar. O primeiro timelapse do jovem fotógrafo amador português leva-nos por paisagens ibéricas de cortar a respiração, para mostrar “que o mundo é lindo e que por vezes [estes lugares] não estão tão longe como pensamos”. No total, Breathing Other World revela 11 locais de Portugal e Espanha, espelhados em mais de nove mil fotografias feitas entre Março de 2013 e Agosto deste ano.

Alguns locais, como a Serra da Estrela e as Buracas do Casmilo, em Condeixa-a-Nova, “tinham de constar obrigatoriamente” por lhe serem “muito especiais”. Outros já faziam parte da lista de locais a visitar e fotografar há muito tempo, como os Picos da Europa, o Cabo Espichel e as zonas de Lamas de Mouro e Castro Laboreiro, no Parque Nacional Peneda-Gerês, conta-nos Carlos numa entrevista por e-mail.

O jovem de 26 anos, natural de Coimbra, confessa-se “um amante da natureza” e garante não trocar “a tenda e o saco-cama por nenhum quarto de hotel”. No ano passado, por exemplo, decidiu festejar a noite do 25.º aniversário a acampar no Covão D'Ametade, na Serra da Estrela, com temperaturas a rondar os -6ºC. “A imagem de capa do vídeo é o registo desse momento.”

Do projecto, destaca ainda “o acordar de madrugada na tenda para ir fotografar o nascer-do-sol com vista para o Pico Urrielo [nos Picos da Europa]”, a “vista soberba sobre o Rio Pomba [no Gerês]” e o “vasto vale situado na Serra do Sicó, numa tarde de trovoada que o obrigou a pegar no carro e ir atrás da tempestade”. Sempre que pode, o jovem de Coimbra ruma à Serra da Estrela, a que gosta de chamar “segunda casa”, e não são raras as vezes que passa a noite a “longos quilómetros de distância só para fotografar, por exemplo, uma chuva de meteoros”.

A paixão pela fotografia é algo que vem desde sempre, provavelmente influenciado pelo pai e pela irmã mais velha, quem sabe pelos genes do avô materno, que não chegou a conhecer mas que “era um apaixonado pela arte de registar com luz e [até] tinha uma câmara escura em casa onde fazia as revelações”. “Lembro-me que a minha primeira máquina fotográfica, ainda de filme, foi-me oferecida por uma das minhas irmãs e pelo meu cunhado quando fiz cinco anos, a qual ainda guardo religiosamente e com um carinho especial”, conta.

Foi para “dar uma oportunidade” a esta paixão que Carlos decidiu “tirar uns meses de 'licença sabática'” e esquecer, para já, um emprego em medicina veterinária, mestrado que concluiu este ano. E foi até para mostrar à família e amigos que tinha um outro lado que não se ligava ao mundo da veterinária que decidiu publicar o vídeo e chamar-lhe Breathing Other World.

“Queria, ao mesmo tempo que mostrava os locais maravilhosos que a natureza e o nosso país têm para oferecer, dar a conhecer este lado que poucos conheciam, das minhas aventuras e do meu trabalho”, revela, anunciando já ter “bastantes ideias para novos vídeos”, entre timelapses sobre Coimbra e cada um dos parques naturais mais importantes do país. No entanto, os novos projectos estão dependentes de conseguir apoios, devido aos “enormes encargos financeiros” implicados na realização dos vídeos. “Se tudo correr como esperado”, realizará também a primeira exposição fotográfica no início do ano.

“Na minha opinião, Portugal tem imenso potencial e há que saber aproveitá-lo, dá-lo a conhecer ao mundo”, defende. "É nisso que estou focado e disposto a fazer.”

--%>