Fugas - notícias

  • Luís Ponte
  • Ana Luísa Alvim
  • Américo Simas
  • DR
  • Américo Simas
  • Ana Luísa Alvim
  • DR

Natal e Ano Novo: Lisboa já acendeu as luzes e prepara as festas

Por Cláudia Carvalho Silva

Ruas de Lisboa já mostram a sua iluminação natalícia e foi anunciado o programa de festas, que este ano inclui mercado de Natal e quatro dias de concertos gratuitos no Terreiro do Paço,

São dezenas de concertos, eventos de dança e teatro, espectáculos de videomapping e as tradicionais iluminações festivas que assinalam o Natal em Lisboa. Promovida pela Câmara de Lisboa, foi apresentada esta segunda-feira a programação de Natal e Ano Novo, sendo que a grande novidade é o alargamento da duração das iniciativas ligadas ao réveillon de um para quatro dias. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, refere que estes eventos são “de grande diversidade e abertos a todos”.

O orçamento para as iluminações de Natal é de 320 mil euros, o mesmo valor dos últimos dois anos, e os quatro dias de festa do final do ano representam um custo de 500 mil euros.  

O acréscimo de três dias aos festejos de fim de ano permitirá que haja um leque de “músicos com enorme transversalidade”, explica Luís Represas, em representação dos artistas que actuarão na passagem de ano.

No Terreiro do Paço, a noite de 31 de Dezembro contará com a presença do grupo Trovante e de Richie Campbell. No dia 1 estará em palco a fadista Carminho, tendo como convidado o cantor António Zambujo. A 2 de Janeiro actuam os D.A.M.A. e no dia 3 a Banda Sinfónica da PSP. Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia, considera que este evento é “a garantia de uma festa para quem não pode ter outra”.

Uma das principais atracções da programação apresentada é a grande árvore de Natal que, este ano, está instalada no Rossio, local em que o presidente da câmara inaugurou as iluminações natalícias, pelas 18h de segunda-feira. A iluminação é composta por mais de 2,1 milhões de lâmpadas – maioritariamente LED, para menor gasto energético – espalhadas por 34 praças, ruas e avenidas. “É isto que dá vida às festas de Natal da cidade de Lisboa”, diz Fernando Medina, acrescentando que a concretização deste evento permite “aumentar a ligação das pessoas com a cidade e criar espaços de convívio e de família”.

Vítor Costa, director executivo da Associação de Turismo de Lisboa, considera que o programa de Natal é “muito atractivo e muito importante para o turismo” já que ajuda a combater os problemas de sazonalidade que fazem com que o número de visitantes decresça em Dezembro e Janeiro.

Para além do mercado de Natal, que decorre de 8 a 24 de Dezembro na Praça do Município, haverá feiras na Avenida da Liberdade, no Rossio, Restauradores e na Rua Augusta. Carla Salsinha, presidente da União das Associações de Comércio e Serviços afirma que “todos estes eventos trazem gente para ver as iluminações”, o que se traduz num “momento simbólico para o comércio de Lisboa”.

Haverá ainda uma pista de gelo no Terreiro do Paço, financiada pela empresa chocolateira Ferrero, que estará em funcionamento de 11 de Dezembro a 10 de Janeiro. Nesta mesma praça serão projectados todas as noites espectáculo de videomapping, às 19, 20 e 21 horas. 

Estas actividades são promovidos em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com a Associação do Turismo de Lisboa, com a União das Associações de Comércio e Serviços e com a EGEAC.  

Texto editado por José António Cerejo

--%>