Na rede social Instagram, onde todos ensaiam os seus dotes para a fotografia — com maior ou menor sucesso —, as fotos de lugares e de comidas estão em maioria. Para que não se percam as melhores imagens da cidade nas profundezas da Net, há várias contas que agregam o registo de lisboetas e turistas. Eis algumas.
@super_lisboa
@super_lisboa pede aos seus quase 37 mil seguidores que inspirem e que se deixem inspirar. João Miguel Perdigão, o responsável pela conta, confessa que este país que inspirou tanta gente ao longo dos séculos só o poderia inspirar também e, por isso mesmo, deu azo a esta sua ideia de divulgar Lisboa na rede social Instagram em meados de Fevereiro do ano passado.
Dedicando cinco a seis horas diárias a este projecto, partilha com os seguidores a luz, a fotogenia, a arquitectura, os espaços emblemáticos e a beleza da capital portuguesa. O objectivo é divulgar a cidade pelo mundo e guiar o visitante de Lisboa, dando-lhe dicas e conselhos do que ver e fazer na cidade portuguesa.
Paralelamente à divulgação das maravilhas de Lisboa, este projecto procura também enaltecer a arte de fotografar: “Hoje, com a proliferação de smartphones descobriram-se fotógrafos excepcionais que merecem ser apoiados e valorizados”. O @super_lisboa conta com a participação da sua comunidade de seguidores, convidando-os a partilhar fotografias da cidade e a identificá-las com a hashtag #Super_Lisboa, para que eventualmente sejam republicadas pela própria conta.
O @super_lisboa faz parte de um projecto mais amplo, o SuperHubs, fundado por Carlos Koji no Brasil, mas já disseminado pelo mundo, com uma comunidade com cerca de quatro milhões de seguidores.
@tasteoflisboa
@tasteoflisboa leva-o a conhecer as raízes culturais portuguesas através da gastronomia. Esta é uma conta de Instagram que conduz o seu seguidor pela Lisboa menos óbvia, menos turística, partilhando fotografias de pratos que deixam água na boca e os sorrisos à mesa daqueles que visitam a cidade. “A comida aqui é o combustível, o que liga as pessoas, visitantes e moradores à História, à arquitectura, à cultura, aos hábitos de um povo”, diz Filipa Valente, fundadora deste projecto, que começou por ser uma pura diversão para amigos e colegas.
O Instagram é um dos canais de comunicação do Taste of Lisbon Tours, um projecto que procura levar o turista de Lisboa a passear pela típica calçada portuguesa e a degustar os sabores tradicionais da cidade. Contudo, nem por isso esta conta deixa de ser um must para aqueles que procuram o melhor roteiro para conhecer as iguarias da capital. “Acredito que estamos a fazer uma comunidade de apaixonados por Lisboa pelo estômago”.
@lisboa.come
Quer sugestões sobre locais onde comer? @lisboa.come partilha com os seus 42 mil seguidores alguns lugares em Lisboa para deixar a barriga cheia ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar, ou para simplesmente matar um desejo.
“Sempre que via algum restaurante ou café engraçado, tirava um screenshot e guardava a imagem no telemóvel com a ideia de lá ir num futuro próximo”, diz Inês Brandling, responsável por este projecto. “Comecei a ver que estava a gastar demasiada memória com esta brincadeira”. Criou uma conta de Instagram para partilhar as imagens com toda a gente e foi assim que tudo começou, em Janeiro deste ano.
Capaz de agradar qualquer tipo de apreciador de gastronomia, @lisboa.come orienta os seus seguidores através de simples imagens pelos restaurantes da cidade que o farão apaixonar-se pelas iguarias portuguesas ou lhe proporcionarão uma verdadeira experiência multicultural e diversificada de sabores. “Comemos muito com os olhos”, garante Inês.
Para esta conta de Instagram, os seus seguidores são uma parte fulcral da divulgação que faz de Lisboa, na medida em que partilha algumas das fotografias identificadas com a hashtag #lisboapontocome.
@toplisbonphoto
@toplisbonphoto conduz os seus quase 28 mil seguidores pelo coração da cidade. Através desta conta, que surgiu em Abril deste ano, o turista é levado a explorar as ruelas que atravessam os bairros tipicamente lisboetas, a passear nos eléctricos antigos que percorrem as ruas empedradas e a descortinar a beleza da cidade do cimo de vários miradouros que nela existem. Inês Brandling, também responsável por este projecto no Instagram, admite que “o único objectivo é partilhar Lisboa e arredores com o mundo”.
Para o @toplisbonhoto, esta “nossa Lisboa”, como a trata Inês, está repleta de monumentos, de azulejos, de edifícios que retratam uma história e de locais que mantêm um toque da tradição que merece ser divulgada. Assim, esta conta desenha um verdadeiro itinerário para aqueles que desejam conhecer a essência da capital portuguesa e para isso socorre-se de fotografias que os seus próprios seguidores identificam com a hashtag #TopLisbonPhoto.
O @toplisbonphoto faz parte da comunidade Top, uma comunidade que começou por dedicar-se à divulgação da cidade de Paris (@topparisphoto), mas que hoje já conta com dezenas de páginas dedicadas a vários continentes, países e cidades.
@lisbonlovers
@lisbonlovers preocupa-se em partilhar com os seus cerca de 57 mil seguidores o amor incondicional pela cidade “menina e moça”. É ao percorrer as ruas da capital que Luís Beato, um dos fundadores da marca Lisbonlovers, encontra inspiração para as suas publicações que reflectem, essencialmente, o prazer e orgulho de divulgar Lisboa. Ao promover “uma Lisboa de qualidade e moderna, sem esquecer as suas raízes e todo o orgulho de uma história que ainda dá muito que falar”, a conta torna-se uma referência para todos os que se aventuram a conhecer os cantinhos da cidade.
Lisbonlovers é já uma marca oficial, enquadrada na empresa Citylovers, que não só conta com o Instagram, mas também com um site e uma loja de produtos para mostrar Lisboa ao mundo. O site Lisbonlovers, diz Luís, “funciona como um amigo que alguém conhece em Lisboa e a quem pode perguntar o que há de melhor para disfrutar na cidade”, sendo o Instagram uma extensão desse amigo. Já os produtos da marca permitem que o amante de Lisboa leve um pouco da magia da cidade para sua casa. A marca acredita que “Lisbonlovers somos todos”.
@lisboalive
@lisboalive mostra-lhe o verdadeiro lifestyle de Portugal de uma forma dinâmica e crua. Embora o projecto tenha surgido no Facebook em Novembro de 2010, plataforma onde é acompanhado por mais de 198 mil pessoas, o Lisboa Live já tem um grande alcance na rede social Instagram. David Gil Girão, criador da conta, partilha com os 134 mil seguidores o melhor de Lisboa e seus arredores, embora nunca dispense a divulgação de qualquer outra região do país. O nome Lisboa Live surge do facto de David considerar que o mais interessante das redes sociais é o poder divulgar “ao vivo” aquilo que vive no seu dia a dia.
Nesta conta, o seguidor não só é transportado para a vida citadina de Lisboa, passeando pelos seus monumentos emblemáticos e vislumbrando a riqueza arquitetónica da cidade, como também é levado a descobrir a beleza natural das zonas limítrofes da capital portuguesa. Desde as extensas praias douradas às serras verdes da região, o @lisboalive dá a ver ao explorador de Lisboa “aquilo que não se vê nas revistas”, afirma David.
@lisboacool
@lisboacool quer ser aquele amigo que vive e conhece a cidade de Lisboa melhor do que ninguém, deambulando pelas ruas com os seus cerca de 30 mil seguidores para que não percam a vibração e cultura da capital portuguesa. Júlia Vilaça, fundadora deste projecto, sabe que são as experiências que se vivem, os sabores que se descobrem, os amigos que se fazem e os locais imperdíveis que se visitam que fazem com que uma viagem seja inesquecível. “Sempre que viajava sentia, e ainda sinto, uma grande dificuldade em planear uma boa viagem. O que escolher, o que visitar, o que não perder…”. Partindo desta preocupação, surgiu o Lisboa Cool em setembro de 2013, cujo principal objectivo é “proporcionar momentos memoráveis em Lisboa a cada vez mais pessoas”.
Para além do Instagram, Lisboa Cool conta com um site e com uma app e é através destas diferentes plataformas que cumpre a missão de fazer com que o visitante de Lisboa sinta verdadeiramente a cidade, ao partilhar o que de melhor há nela. Por isto mesmo, esta conta de Instagram metaforiza-se num guião indispensável, nas páginas do qual o turista lisboeta encontra as repostas às preocupações básicas de qualquer viajante: onde pernoitar? Onde comer? O que ver e fazer na cidade?
O Lisboa Cool faz parte da empresa By Cool World, que iniciou o seu projecto com o site Braga Cool, mas que hoje já alargou os seus horizontes para o outro lado do oceano com o site New York Cool.
Outras contas para conhecer o país de uma ponta à outra:
@portugalcomefeitos @Super_Portugal
@topportugalphotos
@porto.come @Super_Porto
@tophotoporto @coimbra.come
@go_algarve
@amar_algarve
@amar_alentejo
@madeira_islands @ilovemadeira
@visitmadeira
@visitazores