Fugas - Viagens

DR

Continuação: página 3 de 5

Rio, a cidade do Chico

#Livraria Argumento | Rua Dias Ferreira, 417 Leblon | Tel.: (55) 21 2239 5294 | http://www.livrariaargumento.com.br/| Aberta todos os dias das 9h00 à meia-noite e meia (só fecha nos dias 25 e 31 de Dezembro.)

A "Nova Lapa" - Gamboa 

"Vale a pena também um passeio na Gamboa, um bairro antigo perto do cais do porto." Quem vai a Gamboa hoje custa a acreditar que, entre os séculos XVIII e XIX, era um sítio à beira-mar, repleto de chácaras e palacetes da aristocracia (o futuro Visconde de Mauá entre eles). Apesar da aparência, é um dos bairros (juntamente com a Saúde) que mais se confunde com a história do Brasil colonial escravocrata. Era nesta região próxima ao porto da cidade que ficavam os trapiches com os estivadores e o mercado de escravos (Pedra do Sal). É também o berço do samba e onde nasceu a primeira favela carioca. Paisagem cinzenta e pobre entre a zona sul e a zona norte, a região cercada de morros foi esquecida pelos governos. Agora, toda a zona portuária está a ser revitalizada e a Gamboa começa a entrar na moda e ser chamada de "Nova Lapa". Às segundas tem a roda de samba na Pedra do Sal, que fica aos pés do Morro da Conceição.

O grupo Batuque na Cozinha é quem comanda as rodas da Pedra do Sal a partir das 19h00. Com sobrados restaurados, abertura de galerias de arte, exposições de arte contemporânea, eventos de rave, a região portuária começa a mudar aos poucos. Alguns armazéns vão virar um centro comercial a ser inaugurado para o Mundial de 2014. À noite, para as rodas de samba, recomenda-se ir e voltar de táxi. 

#Rodas de samba da Pedra do Sal | Batuque na Cozinha | Rua Argemiro Bulcão, 38, Largo João da Baiana, Gamboa (em frente ao Botequim Bodega do Sal. Basta perguntar onde é a Pedra do Sal, segundas 19h.) 

Canecão e Circo Voador - Botafogo e Lapa 

"Para shows, recomendo o Canecão, a melhor casa ruim (som ruim, comida ruim, acesso ruim, e é bom) do Brasil. E o Circo Voador, que não lhe fica muito atrás." 

Chico Buarque actuou 168 noites no Canecão. A primeira vez foi em 1971, a última em 2007. Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Ney Matogrosso, Simone, Rita Lee, Djavan, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gal Costa, Maria Bethania, Gilberto Gil... Difícil é encontrar algum grande nome da música popular brasileira (MPB) que não tenha passado pelo Canecão desde que a casa de espectáculos abriu em 1967. Não é exagero dizer que neste palco escreve-se a história da música popular brasileira (como lembra o site oficial do Canecão). Se uma viagem ao Rio coincidir com um espectáculo, o programa é obrigatório. A programação está em www.canecao.com.br. Já o Circo Voador, nasceu no Verão de 1982 na praia do Arpoador e logo teve sua tenda transferida para a Lapa (antes de a Lapa ressurgir na noite carioca). Marcou a geração dos anos 1980 ao lançar os até então desconhecidos Barão Vermelho e Cazuza, Blitz, Lobão, Kid Abelha... Artistas consagrados também passaram pelo Circo Voador, até ser fechado nos anos 1990. Em 2004, a Lapa, agora revitalizada, cheia de casas de samba e choro, voltou a contar com o Circo. 

#Canecão | Av. Venceslau Brás, 215 Botafogo | tel.: (55) 21 2105-2000 |

--%>