Fugas - Viagens

Continuação: página 5 de 5

No Nordeste do Brasil o Carnaval tem frevo, maracatu e coco

Marco Zero – É o coração do Recife, o ponto a partir do qual todas as distâncias de Pernambuco são calculadas. Localizado à beira-mar, é o epicentro do Carnaval. É aí que decorrerão os principais eventos. Ao lado ficará o festival Rec Beat e nos seus palcos passarão nomes sonantes da MPB, como Chico César, Fáfa de Belém ou Lenine.

Zé Pereira – É uma tradição do Carnaval de Olinda. Podem-se encontrar grupos de gigantones em qualquer dia, mas será no próximo sábado que se dará a sua reunião anual. O Homem da Meia-Noite é, desde 1932, o grande personagem desta tradição muito portuguesa. Mas há bonecos para todos os gostos: Lampião, Barba Papa, Seu Malaquias, Fofão, Boneco Pé Inchado, Tarado da Sé, Gilberto Freyre, Carlitos, John Travolta, Alceu Valença, A Mulher do Dia, etc.

Músicas – O frevo é talvez a expressão musical mais profundamente pernambucana. É tocada por uma orquestra e associa-se a uma dança frenética, de difícil execução, na qual os dançarinos agitam uma sombrinha colorida. Frevo é coisa que não falta no Carnaval. Como não faltam as músicas de batida negra como o coco, o afoxé, o maracatu, a ciranda, o rock, o manguebeat ou, obviamente, o samba.

Protecções – A temperatura do Recife raramente passa os 30 graus. A localização da cidade garante-lhe aquela humidade tropical que ajuda a suportar o calor, mas que causa incómodo a quem tem de fazer esforço físico. Uma prova de alta competição como o Carnaval exige muita água, muito protector solar, calçado confortável e roupa leve. A segurança policial é reforçada nesta época e nos últimos anos Recife baixou significativamente os seus índices de criminalidade. Ainda assim, há um conselho dos brasileiros que se deve ter sempre em consideração: “se liguem”. Ou seja, todo o cuidado é pouco.

__________
Guia prático

Como ir
A TAP tem seis voos semanais para o Recife. Partem de Lisboa a meio da tarde e regressam à noite, com chegada a Portugal à hora do pequeno-almoço.

Onde dormir
A maioria dos melhores hotéis fica no bairro da Boa Viagem, mesmo junto à praia. Ou seja, relativamente longe do Recife central e de Olinda, onde a festa tem o epicentro. Nestas noites os táxis trabalham 24 sobre 24 horas. Mas, afirmam os locais, por vezes podem não chegar para acudir picos de procura. O melhor mesmo é não ter pressa.

Onde comer
Por toda a zona central não faltam bons sítios para comer. Os restaurantes mais sofisticados e mais caros estão na zona do bairro da Boa Viagem – ou no shopping Rio Mar, na zona do Pina, onde se encontra o restaurante do chef português Rui Paula. Na Baixa vale a pena experimentar o restaurante Leite, um histórico da culinária de inspiração portuguesa. Em Olinda tente o Beijupirá. Convém marcar com antecedência.

--%>