Smoke on the water, a fire in the sky
Smoke on the water
Guia
Quando ir
Se pretende assistir ao festival de jazz, reunindo o melhor do rock, do blues e do jazz, a discussão termina aqui (veja o capítulo informações sobre o programa deste ano); se deseja visitar Montreux numa outra altura, pode sempre fazê-lo – em qualquer estação, depende dos seus planos. Para que não seja surpreendido, Montreux goza de um clima quente e temperado, com precipitações significativas, mesmo nos meses mais secos.
Como ir
A easyJet voa diariamente entre Lisboa e Genebra com uma tarifa que ronda os 160 euros – desde que reserve com alguma antecedência e tenha alguma flexibilidade. A TAP cobra aproximadamente 300 euros, enquanto a Swiss não chega aos 230 euros (preços segundo uma consulta efectuada seis semanas antes).
Do aeroporto de Genebra, não demorará mais do que uns minutos para chegar a Cornavin, de onde mais facilmente poderá definir o seu destino, sem que tal o obrigue a uma espera demorada, seja de autocarro ou de comboio. Em todo o caso, para poupar algum dinheiro, tente garantir um bilhete grátis Uniresco (válido por 80 minutos na Zona 10, que inclui o centro e a maior dos lugares onde os hotéis estão concentrados) no aeroporto, nas máquinas colocadas nas proximidades do lugar onde recolhe as bagagens (mas não se esqueça de manter na sua posse o bilhete de avião não vá dar-se o caso de ser controlado).
Alugando carro ou recorrendo ao transporte público, a paisagem, entre Genebra (melhor mesmo a partir de Lausanne) e Montreux é de cortar a respiração, especialmente num dia com luz, com um céu azul, vinhas em socalcos tombando sobre o lago, os Alpes despontando nas alturas.
Desde a estação ferroviária de Genebra há, pelo menos, uma ligação a cada 30 minutos com paragem em Montreux.
Onde dormir
Auberge de Jeunesse
Passage de l'Auberge, 8
Territet
Tel.: 00 41 21 963 49 34
Email: montreux@youthhostel.ch
www.youthhostel.ch/montreux
Preço: a partir de 40 francos suíços.
Terá de apanhar um comboio local ou o autocarro 1 para chegar ao albergue. Os quartos dispõem de dormitórios com entre duas a sete camas.
Hôtel Masson
Rue Bonivard, 5
Veytaux
Tel.: 00 41 21 966 00 44
Email: info@hotelmasson.ch
www.hotelmasson.ch
Preços: um single custa entre 120 e 190 francos suíços e um duplo entre 200 e 300 (um pouco menos na época baixa).
Situado a 30 minutos a pé do centro de Montreux mas muito próximo da estação ferroviária Veitaux-Chillon e a escassos 800 metros do castelo, o hotel beneficia de uma panorâmica sobre o lago e oferece um interior cheio de requinte (o edifício foi convertido em hotel em 1829 e integra a lista dos Hotéis Históricos da Suíça).
Grand Hôtel Suisse Majestic
Avenue des Alpes, 45
Tel.: 00 41 21 966 33 33
Email: reservation@suisse-majestic.ch
www.suisse-majestic.com
Preços: entre 200 e 330 francos suíços, single ou duplo, respectivamente, e consoante a panorâmica.
Um hotel cheio de história (foi erguido em 1870) e também com vista para o lago (os quartos que beneficiam desse privilégio, com os seus toldos amarelos encimando as varandas, são substancialmente mais caros).