A praia da Marina está bem ao lado da praia da Rocha, mas quase poderia passar despercebida aos mais incautos. Por detrás daquela parede de vidro transparente que nos limita a vista em direcção ao horizonte esconde-se não só um bar, como todo um areal e muito mais do que isso: uma forma diferente de estar e de viver um dia de praia. Desde que o ÁguaBeach Club nasceu, em 2008, a praia da Marina de Portimão deixou de ser apenas uma praia, para passar a ser um bar. Coberta quase na totalidade por sofás, camas XL, mesas e cadeiras, dois balcões e dezenas de espreguiçadeiras, torna-se (quase) impossível experienciar um sem o outro. E é isso que se quer.
As pessoas que aqui vêm "querem-se divertir, não querem a praia normal, onde há sossego. São pessoas que vêm pelo conceito: ouvir música, ter o bar de apoio muito perto, e juntar água, som, bom ambiente e caras bonitas a volta", explica Marco Lorenzi, um dos donos da empresa NoSolo. "Temos praia, temos comida, temos música, temos sunset [parties] e depois temos noite, onde há um ambiente de festa até às três, quatro da manhã".
Ao melhor estilo Miami (ou não tivesse sido antecedido por um Nikki Beach), mas com grandes influências orientais, o ÁguaBeach é um clube de praia jovem e descontraído, constituído por várias zonas distintas. À entrada, um móvel de madeira trabalhada, ensombrada por um telhado de traça oriental, e uma estátua, composta por dois monges e um peixe, dão as boas-vindas. De ambos os lados, ao longo da "parede" de vidro que se avista da rua, concentram-se diversos sofás e camas XL, de diferentes formas e feitios, apoiados por mesas baixas. À esquerda, uma nova parede transparente separa-nos do NoSoloÁgua Club, enquanto à direita se localizam os dois bares, a pista de dança e a zona de restauração. Defronte, espreguiçadeiras e mais espreguiçadeiras, ladeadas por chapéus-de-sol, que só terminam à beira-mar.
Por toda a praia, o branco e a madeira dominam, sem esquecer as palmeiras, que dão um look ainda mais exótico ao areal. Mas, e apesar de a decoração ser pontuada por diversos elementos distintivos que personalizam o espaço - há grande diversidade de móveis, estátuas e candeeiros -, o que se destaca é a sensação transmitida pelo conjunto: a de se estar numa praia diferente do habitual, com um certo glamour, que convida à absoluta descontracção. "Isto é uma sala de estar ao pé do mar. [A pessoa] senta-se no sofá, deita-se, põe os pés em cima das cadeiras. Ninguém diz nada. Tem que se estar bem, relaxado", explica Marco Lorenzi.
Em harmonia com o estado de espírito que se quer dominante, existe ainda uma zona de massagens e jacuzzi, num deck de madeira em cima das rochas, e as refeições que aqui se servem são leves, imperando as saladas, os hambúrgueres e as sanduiches. Ao jantar há também pratos um pouco mais requintados, como carne, peixe grelhado, cataplanas e sushi. A acompanhar, muitas caipirinhas, mojitos, cocktails e sumos de fruta. Entre as bebidas, uma das especialidades da casa traz um encanto especial, a relembrar onde tudo começou: a sangria, tinta ou branca, vem sempre com uma bola de gelado a rematar. É que isto de bares de praia é relativamente novo para a NoSolo. (Relativamente porque o mais antigo, o NoSolo ÁguaBeach na Praia da Falésia, em Albufeira, comemora este ano a primeira década). Mas tudo começou com os gelados, já lá vão 29 anos.
"A NoSolo começou em 1982, com a gelataria Bella Italia", recorda Marco Lorenzi. Os gelados fizeram tanto sucesso que o italiano, juntamente com o compatriota e sócio Alessandro Balzer, abriu uma fábrica em 1985, fornecendo gelados a diversos estabelecimentos na região. "Depois abrimos outras casas, sempre na restauração. E, há dez anos, o primeiro NoSolo nasceu na praia da Falésia, onde o meu irmão Franco teve este conceito de abrir um bar de praia com sunset [parties]", explica. Actualmente, a empresa mantem a fábrica de gelados, tem diversos restaurantes (de pizzeria e gelataria) espalhados pelo Algarve (e franchising em Lisboa e Aveiro), espaços de lazer e de diversão e até uma marca de roupa, com algumas lojas (existe uma pequena no ÁguaBeach Club, atrás do bar principal).
Dois espaços, dois conceitos
Mesmo ali ao lado situa-se o NoSoloÁgua Club, inaugurado em 2006. Mas, embora unidos fisicamente, a porta de passagem encontra-se quase sempre fechada. "Os espaços estão ligados, mas acabam por funcionar independentemente, porque agradam a públicos diferentes. O NoSoloAgua Club é para um público mais velho, para famílias. É um espaço mais clássico e tranquilo. O AguaBeach Club é um espaço jovem, mais fashion", explica Patrícia Henrique, gerente de eventos da marca.
Por isso, embora lado a lado, são dois espaços, dois conceitos diferentes. De um lado a piscina, de formas arredondadas, do outro o pequeno areal, contrastante com a imensidão da praia da Rocha, separada apenas pelo pontão. De um lado, os adultos e as famílias, do outro os jovens. De um lado uma decoração lounge, mas sóbria, do outro a exuberância dos formatos, as lembranças das viagens feitas pelos proprietários. De um lado, uma cozinha gourmet de influências orientais, do outro, pratos menos elaborados e refeições leves. De um lado, a música ao vivo, com blues, jazz e bossa nova, do outro os DJ e as noites animadas.
Só nas festas maiores é que acabam por se juntar. "Chegamos a ter afluências de quatro, cinco mil pessoas, por isso em termos logísticos é mais fácil", explica Patrícia Henrique. Ocorrem entre seis e oito vezes por Verão e costumam durar até de manhã. "São as festas de imagem e de massas, para dar a conhecer o nosso espaço a mais pessoas, que se calhar normalmente não frequentam". Com Agosto a terminar, os dias prosseguem "mais calmos" até final de Outubro, altura em que o ÁguaBeach Club é novamente desmontado, para que não seja arrastado pelo mar furioso de Inverno.
- Nome
- ÁguaBeach Club
- Local
- Portimão, Portimão, Marina de Portimão
- Telefone
- 911139426
- Horarios
- Todos os dias das 09:00 às 02:00
Todos os dias das 09:00 às 04:00
- Website
- http://www.nosoloagua.com/AguaBeachClub.asp