Fugas - restaurantes e bares

Miriam Lago

Continuação: página 2 de 2

A noctívaga casa de Dr. Facto e D.ª Odessa

Por falar em suporte: o Odessa, até pela boa vizinhança, tem, de facto, o apoio claro do Lux (nem de propósito, na última noite que por lá passamos, o sr. Lux Manuel Reis também por lá andava; já a revista Time Out Lisboa saiu-se com uma boa: chamou-lhe antecâmara do Lux). Mas João Nogueira, que faz a gestão global do bar e foi nosso guia pelo projecto, sublinha que a casa não quer ficar "demasiado" dependente da catedral. Embora haja sinergias, evidentemente. João sublinha que pretendem apostar numa programação de DJ "que inove" e "marque a diferença em relação ao eixo Lux/Bairro Alto". Uma "preocupação" que passa "por descobrir novos talentos". Por essa e por outras, é que um dos primeiros eventos lançados pelo Odessa é o Baile de Debutantes, para que são convidados DJ amadores. Embora não existindo um padrão musical para as noites Odessa ("cada DJ fará a sua"), é de esperar que se ande pelo registo funk-soul-disco. Outra preocupação local passa pelas artes, com festas e eventos especiais artísticos. Os domingos também passarão a integrar o calendário Odessa, com amenas tardes passadas quase com os pés no rio e jazz a ondular pelos ares.

Aqui chegados, onde é que no meio de tudo isto entra a Ucrânia? It''s all in your mind. À gigantesca nação da Europa Oriental foi só pedido emprestado o nome de cidade: Odessa soa bem, cheira a mar e alberga um certo imaginário e algumas boas recordações do proprietário. Para a lenda fica a história tal como ela nos é narrada por João Nogueira -conta-se que Igor viajava pelo Vietname quando conheceu umas senhoras de Odessa que por ali também passeavam; tornaram-se marcantes companheiras de viagem, até porque pelo meio se mete uma certa aventura que inclui um ritual com uma cobra - a imagética destes eventos revela-se nesta memória baptismal e até nas figuras que acompanham o perfil da casa (por exemplo, no Facebook, onde uma madura madame se aperalta, passa bâton, revira as pestanas). Lenda à parte, aposta-se que muita gente menos dada à geografia até pensará que Odessa é nome de senhora. O que até fica bem, que o mistério pode fazer tanto pela vida nocturna como um penteado jeitoso por uma carinha laroca.

Referências

Odessa, a guerra
A próxima sexta-feira é boa noite para visitar Odessa - o salão/bar acolhe uma festa de arte urbana: Secret Wars, uma cena londrina por excelência, que se estreou em Lisboa em 2009 e põe em campo "uma batalha" entre artistas de rua que têm à sua disposição marcadores pretos e tela branca para criarem as suas obras ao vivo. Na 6.ª, teremos de um lado do ringue artistas de Lisboa; do outro, artistas de Berlim. Começa às 22h00, batalha à 1h00 (bilhete a €3,5 até 23h00; depois custa €5). A música fica a cargo de DJ Glue (Da Weasel) e da conexão Lisboa Sport ClubeDe Funk (DJ Cosmo e MeloD).

(Maio 2010)

Nome
Odessa
Local
Lisboa, Lisboa, Av. Infante D. Henrique - Armazém B, Lj.9
Telefone
218822898
Horarios
Quinta a Domingo das 22:00 às 02:00
Sexta e Sábado das 22:00 às 03:00
--%>