Fugas - dicas dos leitores

Nelson Garrido

As 5 coisas de que eu mais gosto no Rio de Janeiro

Por Amanda Lacerda

Amanda Lacerda, designer e personal stylist, vive no Rio de Janeiro há oito anos.

1.
A mata atlântica vs. o urbano

O Rio de Janeiro é realmente a “cidade maravilhosa cheia de encantos mil”. É impossível andar pelos quatro cantos da cidade e não se encantar com alguma coisa. Para começar, é linda a quantidade de mata atlântica que a cerca, tem sempre um verde onde quer que se vá, no meio do verde sempre uma cachoeira ou uma trilha para ser feita. Sem falar do litoral, das praias que cortam a cidade toda. No meio disso tudo, é uma cidade completamente urbana, com grafittis e arranha-céus. Não tem como não se apaixonar.

2.
Noitadas

Quem curte uma noitada no Rio de Janeiro dificilmente vai achar algo parecido noutro lugar. Os bares e festas ficam superlotados e o mais impressionante é que isso não se resume à sexta, sábado e domingo, as noitadas cariocas acontecem de domingo a domingo e se a dúvida é “Ninguém trabalha?”, a resposta é: trabalha e muito bem disposto.

3.
Confeitaria Colombo

Para matar a saudade da terrinha, adoro parar para lanchar na Confeitaria Colombo, inaugurada no fim do século XIX por dois portugueses. Com a arquitectura Art Nouveau e ambiente requintado,a confeitaria é praticamente um ponto turístico da cidade. Os doces portugueses ficam a cargo do chefe da Colombo.

4.
Praia da Joatinga

De acesso difícil, essa praia fica entre a região da Barra de Tijuca (Zona Oeste) e São Conrado (Zona Sul). É muito frequentada por surfistas e pessoas que procuram relaxar e curtir a calmaria da praia. Por ser restrita, dificilmente tem vendedores ambulantes, não se ouvem barulhos de carro, raramente se vêem crianças e gritaria não é o ponto forte. Ideal para ler um livro enquanto se ganha um bronze.

5.
Os cariocas

Esta cidade tem algo único, os cariocas. A melhor recepção que poderia ter, cariocas são pessoas alegres, pessoas acolhedoras, pessoas de bem com a vida e principalmente de um alto astral maravilhoso. Não fosse essa abertura que os cariocas dão a qualquer um que chega na cidade, eu não viveria tão feliz aqui.

--%>