Há 17 anos que a "Condé Nast Traveller" (CNT) revela anualmente aos seus leitores quais as melhores novidades em matéria de hotelaria por todo o mundo e para a qual só entram hotéis postos à prova por repórteres da revista norte-americana. A lista deste ano inclui 154 unidades hoteleiras e, por Portugal, os eleitos encontram-se em Lisboa (Lisboa Carmo Hotel) e Cascais (a pousada da Cidadela), Ponte de Lima (Carmo's Boutique Hotel), Porto de Mós (Cooking & Nature Emotional Hotel), Tavira (Fazenda Nova) e Arraiolos (Villa Extramuros). Os seis hotéis lusos encontram-se também em destaque noutra lista especial da revista, dedicada aos 62 melhores abaixo de 300 dólares (230€) por noite.
A "Hot List 2013" partiu, informa a CNT, de uma selecção "de mais de mil novos hotéis que abriram por todo o mundo durante o último ano e que entraram no nosso radar". Destes mil e tal, o painel de especialistas acabou por escolher cerca de 200 em 57 países, para onde foram enviados 36 repórteres ("anonimanente, claro"). "A sua missão? Identificar os melhores entre os melhores".
Eis as "estrelas" lusas desta "hot list" da CNT:
LISBOA | Lisboa Carmo Hotel
Um boutique hotel, com 45 quartos, num edifício renovado no largo homónimo lisboeta. inclui o restaurante Maria do Carmo que se prolonga em esplanada pelo largo. O hotel, que também oferece boas vistas sobre o Tejo, orgulha-se de ser um local onde "a tradição é valorizada na lealdade a marcas nacionais de prestígio (ex: Delta, Vista Alegre, Viúva de Lamego, Atlantis, Castelbel e o estilista José António Tenente)", da sua "elaboração de uma cozinha de inspiração regional, através do uso de produtos de elevada qualidade, exclusivos do nosso país" e da "decoração clássica de alguns dos quartos". O restaurante "recria o ambiente de boémia e tertúlia das antigas tabernas portuguesas".
A CNT elogia como foi "renovado charmosamente", a localização, os espaços e as vistas. O conselho: pôr o restaurante a "esforçar-se mais".
Carmo's: Site | Facebook
CASCAIS | Pousada de Cascais
A Cidadela de Cascais, fortaleza do séc. XVI, renasceu em 2012 sob o signo Pestana, que aí inaugurou a maior e mais completa pousada da rede. Entre luxos e comodidades, a história foi preservada e a pousada propôs-se a dar “uma alma nova” à cidadela e vila. Está integrada num complexo com restaurantes, bares, lojas, piscina coberta, centro de bem-estar e várias salas de reuniões e eventos.
A CNT elogia o conforto e decoração dos quartos, além das vistas para o mar. O silêncio da fortaleza, a boa localização solar e a "adorável" Cascais ou os petiscos da "confortável" taberna. Só não gostou muito do staff ter sido "treinado para usar o nome [do hóspede] em praticamente todas as frases". "Um hábito que rapidamente perde o seu charme", opinam.
Pousada de Cascais: Site
MAIS: O renascer da Cidadela @ Fugas
ALENTEJO | Arraiolos | Villa Extramuros
A 15 minutos de Évora, um refúgio imbuído num espírito design, cercado por oliveiras e com Arraiolos à vista. São apenas cinco quartos, mas todos incluem terraço e vistas largas. O pequeno-almoço, entre compotas e queijos caseiros, é um hino aos sabores tradicionais alentejanos.
Para a CNT, só há elogios, da arquitectura à decoração ao mundo interior de "alto design". Notas positivas ainda para o pequeno-almoço farto ou jantar regional. A revista diz que só poderia melhorar se a área fosse mais isolada, "sem casas no horizonte".
Villa Extramuros: Site | Facebook
ALGARVE | Tavira | Fazenda Nova
Apresenta-se como "a chave para a vida rural", fica no campo, perto de Tavira. De luxo, é um "refúgio boutique" com dez suítes resguardadas (fica em dez hectares de terreno). Nasceu a partir de uma antiga casa de campo, renovada com toda a modernidade mas mantendo detalhes tradicionais. Vive rodeada de árvores, plantações e jardins "criados por um paisagista local". Pelo espaço não faltam caminhos e refúgios. Inclui restaurante, bar e piscina ou biblioteca.
Para a CNT, é uma "pousada rural com estilo" cercada por "jardins ibéricos luxuriantes". Destacam os jantares com ingredientes locais, as paisagens de tirar o fôlego, o design ao serviço do conforto. A única falha que a jornalista da revista encontrou tem que se lhe diga: as "amplas e bonitas casas de banho" deviam ter "alguns produtos mais como loção corporal".
Fazenda Nova: Site | Facebook
NORTE | Ponte de Lima | Carmo’s Boutique Hotel
São 12 quartos “prestígio” e três suítes de luxo, com direito a integrar a exclusiva rede Small Luxury Hotels of the World. A construção é moderna, um edifício em betão e vidro que procura aninhar-se na Natureza que o circunda no vale do Lima, perto de Ponte de Lima. Em ambiente rural, promete-se “luxo e romance” mas também cozinha tradicional. Boutique hotel no campo, inclui spa, piscina, jardins e vinhas ou restaurante com cozinha baseada na tradição regional e portuguesa. Cada quarto oferece ”uma decoração delicadamente requintada e exclusiva” e “cada um conta uma história diferente e única”.
Para a CNT, parece “austera e moderna no exterior” mas “confortável e chique no interior”, evocando uma “casa vivida de família”, “íntima, casual”. Com pessoal “atento”, o perito da revista só lamentou que os quartos “prestígio” com pátios privados tivessem vista para o parque de estacionamento.
Carmo's Boutique Hotel: Site | Facebook
CENTRO | Alvados (Porto de Mós) | Cooking & Nature Emotional Hotel
Com a serra como pano de fundo, fica num "vale encantado", no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O edifício é moderno mas apoia-se em tradições de sempre embora utilizando conceitos inovadores. Tal como o “emotional” – este é um espaço que promete emocionar –, o “cooking” no nome de baptimo não é fogo-de-vista: diariamente, há “live cooking”, a cozinha é central na casa, os hóspedes podem cozinhar com ingredientes locais e aprender a cozinhar.
Inclui spa, piscinas interior e exterior, bar, passeios vários pelas redondezas. Os quartos são temáticos e de decoração aprumada e criativa, segundo o mote de cada um (simplicidade/meditação, futuro/destino, exotismo/sensualidade, luxúria/paixão…).
A CNT gostou dos quartos "extravagantes" ("micro-mundos de faz-de-conta") e da localização, além da piscina ou da cozinha artilhada com ingredientes locais, além das paisagens da serra e de tudo o que esta permite fazer. O único senão: "o lounge poderia ser mais espaçoso".
Cooking & Nature Emotional Hotel: Site | Facebook
__
Condé Nast Traveler: Hot List 2013