Com um longo passado histórico iniciado no século XVI, foi construído para ser um dos principais palácios do Conde Redondo. Serviu de posto de comando aos militares durante as Invasões Francesas e no início do século XX seria o local escolhido por políticos e intelectuais para os seus encontros, recebidos pelo então proprietário da casa António do Lago Cerqueira, o primeiro presidente da Câmara de Amarante e mais tarde ministro do Trabalho e dos Negócios Estrangeiros.
Em 2001, o palácio sofreu obras de recuperação e dois anos depois entrou para a cadeia dos Relais & Châteaux.
A Casa da Calçada surge agora no site do Condé Nast Johansens como uma “tesouro privado no Norte de Portugal”, distinto por ter uma “localização cénica, ser acolhedor, elegante, com interiores românticos e excelente cozinha”.
Com 30 acomodações, entre quartos e suites, algumas com terraço e com vista para o rio Tâmega e para o Mosteiro de São Gonçalo, o hotel de charme tem um restaurante distinguido com uma estrela Michelin, piscina, spa e oferece várias actividades, das quais o golfe se destaca.
A Casa da Calçada é um dos 24 hotéis de luxo portugueses referenciados pelo Condé Nast Johansens e vai estar entre os melhores no Guia do Reino Unido, Europa e Mediterrânico 2015/2016, a publicar em Outubro.
Para o director-geral do Hotel Casa da Calçada, Oriol Juvé de Yebra, a distinção é “uma grande honra”. “Saber que vamos integrar um guia com esta reputação é extremamente importante para a nossa visibilidade, do hotel e também da cidade de Amarante”, justifica.
Em Novembro, o Condé Nast Johansens distinguiu nos seus prémios anuais o Palace do Parque de Vidago como o melhor hotel novo ou recuperado e o Heritage Avenida Liberdade como a unidade hoteleira com melhor relação qualidade-preço.
O Condé Nast Johansens, que celebrou recentemente 32 anos, é considerado um dos melhores guias de alojamentos de luxo do mundo. Distingue hotéis, spas e estabelecimentos para eventos e convenções de lazer ou negócios no Reino Unido, na Europa e nas Américas. Segundo o grupo Condé Nast, foram já distribuídos mais de 33 mil exemplares a nível internacional.