No caso do Outlander PHEV, há a registar uma optimização do controlo do sistema híbrido eléctrico plug-in e a redução da fricção no motor, além de melhoramentos na eficiência eléctrica do motor, redução de emissões de CO2 de 44 g/km para 42 g/km e uma revisão quer na capacidade de aceleração quer na tracção.
No capítulo da segurança há a registar a adopção de novos sistemas de segurança pelo Outlander PHEV. Para além do Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW), do Sistema de Cruise Control Adaptativo (ACC), do Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM) dos actuais Outlander ICE e PHEV, o Novo Outlander PHEV (MY16) conta ainda com um Sistema de Mitigação de Aceleração Indevida (Ultrasonic Mis-acceleration Mitigation System - UMS). Este sistema destina-se a impedir o embate do veículo em caso de aceleração indevida, controlando ainda o binário do motor para reduzir danos de colisão. Paralelamente há um Novo Monitor Panorâmico com Vista de Topo (Bird-View) que usa quatro câmaras posicionadas em redor do veículo que mostram cinco vistas diferentes: dianteira, traseira, lateral (direita e esquerda) e de topo.
O Outlander 2.2 diesel em Portugal estará disponível apenas na versão 4x2 com um preço a partir de 36.500€ com o nível Intense+, que inclui jantes em liga leve de 18’’, faróis LED com regulação automática, bancos em pele, bancos dianteiros com aquecimento, sete lugares, rádio com CD/MP3 com seis altifalantes, câmara de marcha atrás, kit mãos livres Bluetooth com controlo de volume no volante e ecrã táctil de 6,1’’. Já o PHEV 4x4 terá um preço semelhante ao actual, sendo que a novidade reside no alargamento da garantia das baterias para oito anos ou 160.000 quilómetros.