Fugas - notícias

Lisboa: Pátio da Galé é nova sala de visitas e vem aí Pousada

Por Luís J. Santos

Aproveitando a realização da BTL 2011, abriu o Pátio da Galé, nova sala de visitas do Turismo de Lisboa, no Terreiro do Paço.

Num espaço “completamente renovado como espaço de uso público” segundo projecto do arquitecto Tiago Silva Dias, pretende dar-se uma imagem “moderna e vanguardista, histórica e autêntica” da capital, congregando posto de turismo, loja com material turístico seleccionado (Lisbon Shop), dois restaurantes (o reaberto Terreiro do Paço, de “inspiração portuguesa e mediterrânea” e o Aura, também lounge café com “cozinha portuguesa contemporânea”), esplanadas, gelataria (Paço d’Água, gelados artesanais) e espaço para exposições e eventos, além das sedes do Turismo de Lisboa, do Canal Lisboa e da ModaLisboa.

O Pátio, um investimento orçado em 4,3 milhões de euros (75 por cento financiados pelo Turismo de Lisboa e o restantes pelo Turismo de Portugal) e inaugurado no dia 25 pelo primeiro-ministro José Sócrates e pelo presidente da câmara de Lisboa, António Costa, irá também ser cenário de eventos como a ModaLisboa, o Peixe em Lisboa ou actividades do Festival dos Oceanos.

A “revolução” turística do Terreiro do Paço prosseguirá com a abertura de uma unidade das Pousadas de Portugal, geridas pelo grupo Pestana, nas antigas instalações do Ministério da Administração Interna (ala ocidental da praça). O contrato de concessão foi assinado na semana passada. A inauguração está prevista para 2014, com 80 quartos, restaurante, bar e, possivelmente, piscina interior.

--%>