Fugas - notícias

O Solar Impulse pode atingir uma altitude de 8500m

O Solar Impulse pode atingir uma altitude de 8500m DR

Solar Impulse estreou-se hoje nas rotas comerciais

Por Fugas (com Lusa)

A envergadura de um Airbus, o peso de um carro e a potência de uma scooter. Parece a frase para a entrada de um super-herói mas é a descrição do avião solar que saiu hoje do aeroporto de Payerne, na Suíça, às 08h40 locais (07h40 em Lisboa), para se estrear nas rotas por onde circulam aparelhos comerciais.

Esta não é a primeira vez que o Solar Impulse voa — a sua estreia deu-se em 2009, quando voou por apenas 30 segundos e a sua primeira experiência a sério deu-se em Julho de 2010, quando conseguiu provar ser capaz de armazenar energia suficiente para voar pela noite fora. Mas agora há outro desafio: entrar na rota dos aviões comerciais, estando prevista a passagem pelos céus franceses e luxemburgueses antes de entrar na Bélgica. Para que tal fosse possível, o projecto teve que ter a autorização de várias entidades, além da ajuda de especialistas de várias áreas. A aterragem está prevista para cerca das 20h40 em Bruxelas.

O Solar Impulse, com uma envergadura de 63,4m, um comprimento de 21,85m e uma altura de 6,4m, está a ser pilotado por André Borschberg e a previsão aponta para que se mantenha a uma altitude de 3600m (embora possa atingir os 8500m).

O voo pode ser acompanhado em directo em www.solarimpulse.com, onde é possível saber qual a posição actual do aparelho, a que velocidade viaja, qual a sua altitude e até quanta energia as sua células solares estão a gerar. No entanto, o site tem estado em baixo.

--%>