Fugas - notícias

Heino Kalis/Reuters

Tomatina espanhola volta em Agosto a Buñol

Por Mara Gonçalves

A Tomatina espanhola tem luta marcada para dia 31 de Agosto na pequena cidade Buñol. A última quarta-feira do mês junta todos os anos centenas de pessoas na Plaza del Pueblo para mais de 100 mil quilos de festa vermelha.

MAIS
Braga atira primeira "tomatina" portuguesa (19.05.2011)
A Tomatina de Buñol - É preciso ter tomates!
, por Alexandra Couto, 21.08.2010

Prédios cobertos a plástico, lojas entaipadas com madeira: a praça estará pronta e o alarme soará às 11h00 da manhã, tocando de novo, para pôr fim à tomatada, uma hora depois. Durante esse tempo e enquanto existirem braços e tomates, ninguém escapa. No final as roupas ficam encarnadas, sujas e muitas nunca mais serão as mesmas, mas a pele ficará limpa de impurezas - "o tomate tem componentes ácidos que actuam como desinfectante" - e o coração em passo acelerado de adrenalina.

É a tomatina espanhola, com 65 anos de tradição e que hoje em dia, já mais do que uma festa é uma "microcultura, um espírito tomatino que se sente durante toda a semana", defende a organização. A festa começa no dia anterior com um non-stop de concertos, música, bailes, atracções e "muita festa" e pela mesma altura - na última semana de Agosto - há festejos em honra dos santos padroeiros da cidade, com "desfiles, concursos gastronómicos e actividades culturais".

Uma festa que começou por acaso, em 1945, quando um grupo de jovens decidiu intrometer-se numa parada de artistas. Um deles caiu e, em fúria, começou a agredir a vizinhança que, em resposta, acorreu a uma banca de legumes e começou a disparar tomates para todo o lado. No ano seguinte os jovens voltaram para mais uma divertida luta e assim nascia um evento que actualmente recebe tanta gente que o alojamento tem de ser reservado quase com um ano de antecedência.

La Tomatina

--%>