Fugas - notícias

Acesso à Montanha do Pico, nos Açores, tem nova sinalização

Por Fugas

O trilho que conduz ao topo da Montanha do Pico, nos Açores, dispõe de uma nova sinalização para guiar em segurança os montanhistas. São 46 marcos em madeira, colocados numa base de inox e pintados com tintas reflectoras, de acordo com a tipologia internacional de marcação de trilhos pedestres.

Estes marcos, cada um com um número diferente, têm maior resistência às condições atmosféricas adversas e permitem, em condições normais de subida, uma boa visibilidade de um poste para o seguinte. Contudo, as autoridades regionais continuam a aconselhar que a subida ao ponto mais alto de Portugal seja acompanhada por um guia certificado.

O percurso que liga a Casa da Montanha ao denominado ‘Piquinho', no topo da Montanha do Pico, tem cerca de cinco quilómetros de extensão e é percorrido anualmente por cerca de seis mil visitantes.

As novas regras de acesso à Montanha do Pico permitem apenas 160 pessoas em simultâneo neste percurso, sendo que no ponto mais elevado de Portugal - a 2351 metros de altitude - apenas podem estar 40 pessoas ao mesmo tempo.

--%>