Fugas - notícias

A Aldeia do Carnaval terá cerca de 4000m2 de área coberta

A Aldeia do Carnaval terá cerca de 4000m2 de área coberta DR

Ovar vai construir Aldeia do Carnaval por 1,5 milhões

Por Sara Dias Oliveira

A Aldeia do Carnaval de Ovar foi adjudicada a uma empresa do concelho por 1,495 milhões de euros, quando o preço base rondava os 2,5 milhões.
A construção da Aldeia do Carnaval foi disputada por 39 empresas e a concorrência funcionou: o preço inicialmente previsto, de 2,5 milhões, desceu para menos de 1,5 milhões, valor a que acresce IVA em vigor. E isto sem qualquer reformulação do projecto. A obra será fiscalizada por uma entidade externa.
 
José Américo afirma que o investimento não é um exagero. “O Carnaval gera muitos milhões na comunidade.” Este responsável acrescenta que foram feitos estudos segundo os quais Ovar ganha na ordem dos cinco milhões de euros com o Carnaval. 
O relatório final do concurso público foi aprovado, por unanimidade, na última reunião de câmara. Falta apenas o visto do Tribunal de Contas para a obra poder arrancar. O equipamento que irá acolher as escolas de samba e toda a máquina organizativa de um dos entrudos mais concorridos do país estará pronto a tempo do Carnaval de 2013. 
 
A Aldeia do Carnaval será construída na zona industrial de Ovar e terá cerca de 4 mil metros quadrados de área coberta. Ao todo, são 27 módulos, três dos quais destinados a oficinas, um palco e uma praça com 1500 metros quadrados para preparar o Entrudo de Ovar, armazenar material e promover workshops.
 
“A nossa esperança é que o Carnaval de 2013 seja organizado na nova infra-estrutura que será, de certeza, um habitat de criatividade do concelho”, refere José Américo, presidente da Fundação do Carnaval de Ovar e vereador das Obras. A aldeia é “um sonho de décadas”. Por agora, os participantes continuarão em casas e armazéns alugados ou cedidos.
--%>