Fugas - notícias

Paulo Ricca

Menos 25 mil pipas de vinho do Porto nesta vindima

Por Lusa, PÚBLICO

A Região Demarcada do Douro vai transformar em vinho do Porto 85 mil pipas em 2011, menos 25 mil do que na vindima anterior, anunciou hoje o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Luciano Vilhena Pereira.
O presidente da entidade que regula a produção de vinho na região justifica a redução do número de pipas a beneficiar este ano (a quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de vinho do Porto) com a retracção do consumo.

"Não se concretizaram as expectativas de continuar a aumentar as vendas e o crescimento mundial entre os países compradores de vinho do Porto que se esperavam o ano passado", explicou o responsável do IVDP. Ao invés, "os mercados tradicionais, incluindo o nacional, retraíram-se", pelo que este "é um valor ajustado às necessidades e ao futuro do vinho do Porto", defendeu.

O comunicado de vindima, que define o número de pipas a beneficiar, é elaborado com base em vários factores, tais como a produção prevista de vinho na próxima vindima ou as vendas registadas nos primeiros meses do ano. Este ano, o benefício fixado pelo conselho interdisciplinar do IVDP, um instituto público que faz parte da administração indirecta do Estado, foi aprovado com os votos a favor do sector do comércio e os votos contra da produção.

A Casa do Douro (CD), representante da produção, considera que esta redução significa que os viticultores durienses vão experimentar "novos prejuízos" que vão "pôr em causa muitas explorações", afirmou o presidente da entidade, Manuel António Santos.

A somar às vozes da contestação, a Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) classificou esta redução como a "ruína" dos pequenos e médios vitivinicultores do Douro e anunciou um protesto para o dia 27 de Julho, a decorrer no Peso da Régua.

Quanto ao comércio, justifica o ajustamento do benefício com a quebra de 3,8 por cento de vendas no primeiro semestre, comparativamente ao igual período do ano passado, segundo fonte da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP). Com a redução da produção, os comerciantes esperam um aumento dos preços.

No ano passado, o IVDP fixou em 110 mil o número de pipas a beneficiar. Um número que se manteve igual à quantidade definida em 2009, mas que não deverá ser repetido este ano.
--%>