Fugas - notícias

  • (Foto cedida pelo Arquivo da CM Porto)
    (Foto cedida pelo Arquivo da CM Porto)

O centenário cinema Águia d’Ouro do Porto é agora hotel

Por Carla B. Ribeiro

O Hotel B&B Porto Centro abriu no centenário Cinema Águia d’Ouro, no centro da cidade. Um "budget hotel" de duas estrelas que marca a estreia da cadeia internacional B&B em Portugal. 

A B&B, sublinha o grupo em comunicado, é “uma das maiores em toda a Europa”, tendo o projecto da Invicta envolvido um investimento de cerca de sete milhões de euros. O edifício, datado de 1897 e abandonado desde 1989, estava em ruína total, tendo, porém, sido possível preservar a imponente fachada dos anos 30.

O hotel B&B oferece 125 quartos (incluindo individuais, duplos, familiares e para pessoas de mobilidade condicionada), repartidos por seis andares e com vistas para Santo Ildefonso ou para o jardim do edifício. Cada quarto tem casa de banho privativa, plasma, ar condicionado e “excelente insonorização”.

Entre os serviços, disponibiliza bar, serviço de buff et de pequeno-almoço, parque de estacionamento privado ou Internet sem fios gratuita e ilimitada em todo o hotel. O cinema marca todos os espaços do Porto Centro, projecto dos arquitectos Nelson de Almeida e Rosário Rodrigues (FA Arquitectos): dos destroços do lendário Águia d’ Ouro, contam, “recuperaram-se suportes de partituras da orquestra, um microfone antigo e uma bobina, entre outros achados arqueológicos” que podem ser vistos no átrio.

A decoração de interiores apela também ao imaginário cinematográfico, com fotos de grandes actores da sétima arte por todo o lado. A cadeia B&B, dominada pelo grupo Carlyle, é a “principal cadeia hoteleira económica em França” com 190 hotéis e está em processo de “forte expansão”, estando presente ainda na Alemanha com 40 hotéis, seis na Itália e um na Polónia.

Em Portugal, é representada pela Endutex que, entretanto, anunciou planos para mais aberturas B&B em Portugal: deverão seguir-se Évora, Lisboa (dois), Oeiras, Matosinhos e Coimbra. O preço de uma noite em quarto duplo começa nos 39,90€.

www.bbhotels.pt

--%>