Fugas - notícias

  • Um momento do show laser que marcou a inauguração no dia 5
    Um momento do show laser que marcou a inauguração no dia 5 Olivia Harris/Reuters
  • Ben Stansall/AFP
  • O novo postal ilustrado de Londres é assim
    O novo postal ilustrado de Londres é assim DR
  • O Shard através de um arco perto da estação de London Bridge
    O Shard através de um arco perto da estação de London Bridge Andrew Winning/Reuters
  • Vista de Londres desde o 14.º andar
    Vista de Londres desde o 14.º andar Luke MacGregor/Reuters
  • Vista de Londres desde o 14.º andar
    Vista de Londres desde o 14.º andar Luke MacGregor/Reuters
  • Visto do interior do Shard: uma reunião enquanto um trabalhador limpa janelas
    Visto do interior do Shard: uma reunião enquanto um trabalhador limpa janelas Luke MacGregor/Reuters
  • O Shard e a Catedral de São Paulo a marcar o horizonte. Visto de Londres sul
    O Shard e a Catedral de São Paulo a marcar o horizonte. Visto de Londres sul Kevin Coombs/Reuters
  • A London Eye a rodar em frente ao Shard
    A London Eye a rodar em frente ao Shard Toby Melville/Reuters
  • Vista geral da cidade com o Shard já a marcar o cenário
    Vista geral da cidade com o Shard já a marcar o cenário DR
  • DR
  • Em Dezembro 2011
    Em Dezembro 2011 Toby Melville/Reuters
  • O reflexo do Shard
    O reflexo do Shard Luke MacGregor/Reuters
  • Durante a construção do Shard
    Durante a construção do Shard DR
  • Durante a construção do Shard
    Durante a construção do Shard DR
  • Durante a construção do Shard
    Durante a construção do Shard DR
  • Durante a construção do Shard
    Durante a construção do Shard DR
  • Durante a construção do Shard
    Durante a construção do Shard DR
  • O Shard marca o
    O Shard marca o "skyline" de Londres DR
  • Andrew Winning/Reuters
  • Com a London Eye em primeiro plano (Dezembro 2011)
    Com a London Eye em primeiro plano (Dezembro 2011) Toby Melville
  • Atrás da igreja de São Jorge Mártir (Março 2012)
    Atrás da igreja de São Jorge Mártir (Março 2012) Toby Melville/Reuters
  • Vista a partir do estádio de Wimbledon
    Vista a partir do estádio de Wimbledon Leon Neal/AFP
  • A ver Londres a partir do 69.º andar
    A ver Londres a partir do 69.º andar Luke MacGregor/Reuters

O novo ex-líbris de Londres é o maior arranha-céus da Europa

Por Público

Ergue-se a 310m e chama-se The Shard. Inaugurado esta quinta, é o mais alto arranha-céus da Europa - pelo menos até Moscovo dar por terminado um edifício que o supera. Entre muitas atracções, incluirá hotel de luxo e promete visitas tão panorâmicas quanto vertiginosas.

 

O edifício domina o horizonte de Londres e será mais uma das atracções turísticas para os visitantes que este Verão rumem à capital britânica para assistirem aos Jogos Olímpicos. Para além de servir como edifício de escritórios, o The Shard, inaugurado dia 5 com um show laser, albergará igualmente restaurantes e miradouros, mas não é esperado que estas zonas do edifício estejam abertas ao público antes de Fevereiro de 2013 (os bilhetes para a experiência de visita serão postos à venda online no dia 6 de Julho).

O arquitecto responsável pelo projecto é o italiano Renzo Piano, que espera que o arranha-céus seja amado pelos londrinos. "Para mim, o mais importante é se o edifício vai ser amado ou não por Londres. Os arranha-céus têm de dar mais à cidade do que aquilo que recebem dela", diz o arquitecto, que começou por conceber esta torre num guardanapo, num restaurante em Berlim, há 12 anos. Renzo Piano espera, por isso, que os londrinos possam "tomar posse" do edifício, em vez de se limitarem a olhar para ele a partir do exterior.

Por seu lado, o construtor por detrás da obra - Irvine Sellar - classificou o novo arranha-céus como a "primeira cidade vertical da Europa", considerando que ela terá um impacto muito positivo em Londres. "As pessoas que atravessam diariamente a Ponte de Londres procuram agora uma experiência agradável em vez de olharem para o ‘reino de escuridão' que Renzo descrevia anteriormente".

O The Shard contará ainda com um hotel e vários apartamentos, embora nenhuma das duas coisas seja acessível ao cidadão comum. De acordo com a BBC é esperado que os preços sejam demasiado caros para o londrino médio. As galerias que servem de miradouro, porém, serão mais acessíveis e espera-se que venham a receber mais de um milhão de pessoas por ano. 

Mas nem toda a gente está encantada com o novo edifício. O coordenador do Bermondsey Village Action Group, Russell Gray, indicou à BBC que o novo edifício é apenas mais uma "grande pirâmide de vidro e aço". "Não há nada de intrinsecamente atraente em relação a ele".

Apesar de os primeiros esboços arquitectónicos do edifício tenham sido criados em 2000, em 2008 a construção dos 87 andares do arranha-céus ainda nem sequer tinha começado, por causa de uma série de atrasos nas licenças e também por causa da crise financeira mundial. O edifício só foi construído, aliás, após uma injecção de capital vinda do Qatar.

Todo o processo de construção envolveu enormes manobras de engenharia, uma vez que o edifício está localizado junto a uma das estações de comboios mais movimentadas do país, bem como junto a duas estações de metro e bem perto do rio Tamisa.

Passa a ser o maior edifício da União Europeia e da Europa Ocidental, superado apenas pela Mercury City Tower, em construção na capital russa, Moscovo, e que terá mais cerca de 20 metros do que a torre londrina, que se fica pelos 310 metros de altura.


The View from the Shard

A experiência de visita ao edifício, uma "viagem multisensorial" até 244m de altura, com direito a panorâmica total da capital britânica, começa em Fevereiro de 2013. Mas os bilhetes estão à venda online desde 6 de Julho: custam desde 24.95 libras (€31,4 euros) para adultos, 18.95 libras (23,8€) para crianças. A ascenção do edifício é feita em dois elevadores "caleidoscópicos" de alta velocidade: demora 30 segundos o trajecto até ao piso 68, nível a que se promete uma sensação de pisar nuvens. Um andar mais acima é revelada toda a promissora vista a 360º e com alcance de 64km sobre a cidade e para lá dela. Haverá também apresentações e instalações multimédia, com a história de Londres em foco. Mas o último nível com acesso ao público é ainda no 72: é aqui que, com uma banda sonora do som da cidade, se pode ver in loco como as camadas de vidro que formam o topo do edifício se unem subindo até "desaparecerem no céu". Os responsáveis prometem mais surpresas até à inauguração de toda esta experiência vertiginosa.

O hotel
Com óbvias cinco estrelas, o hotel do Shard será um Shangri-La, chancela de uma das mais "opulentas e exclusivas" cadeias hoteleiras mundiais com uma abordagem "à Extremo Oriente" no "serviço e hospitalidade". Com "vistas de tirar o fôlego", propõe 200 quartos com "serviço de luxo", restaurante internacional, spa e diversos equipamentos para conferências e negócios. Ocupa os pisos 34 a 52. Abre em 2013.

--%>