Fugas - notícias

  • ascensor da Bica
    ascensor da Bica Paulo Pimenta
  • ascensor da Bica
    ascensor da Bica Carla Rosado
  • ascensor da Bica
    ascensor da Bica Paulo Pimenta
  • Santa Justa
    Santa Justa Carla Rosado
  • Santa Justa
    Santa Justa Pedro Cunha

Ascensor da Bica e Miradouro de Santa Justa só voltam em Agosto

Por Marisa Soares

O icónico ascensor da Bica, em Lisboa, vai continuar parado até final de Julho, informou a Carris. A empresa anunciou também o encerramento do miradouro do Elevador de Santa Justa até 10 de Agosto. O motivo é o mesmo para ambas as situações: obras.

O ascensor da Bica, em Lisboa, vai continuar parado até ao final do mês. Estava previsto que o elevador, uma das principais atracções turísticas da capital, voltasse a funcionar ontem, mas as obras em curso na zona adiaram o regresso do funicular.

Numa mensagem publicada na sua página da Internet, a Carris explica que as obras municipais em curso na Calçada da Bica, junto ao Largo do Calhariz, "interferem com a zona de embarque e desembarque" do ascensor. Por isso, este ficará imobilizado até 31 de Julho, inclusive. 

Há cerca de um mês, a 28 de Junho, comemoraram-se os 120 da inauguração do elevador, que liga o Largo do Calhariz à Rua de São Paulo, atravessando o Bairro da Bica e facilitando a subida e descida numa das encostas mais íngremes da cidade. Naquela data, o elevador esteve parado e a Carris disse que só voltaria a funcionar a 23 de Julho.

A transportadora esteve a fazer uma "reparação geral" do ascensor, que incluiu a revisão e reparação dos vários componentes. Segundo disse na altura a empresa, a intervenção estava programada para Setembro mas teve que ser antecipada porque começaram a estar em causa as condições de segurança do elevador.

O ascensor tem capacidade para transportar 23 passageiros e é um dos mais típicos de Lisboa. Foi classificado em 2002 como Monumento Nacional.

De 24 de Julho a 10 de Agosto, também estará encerrado o acesso ao piso superior do Elevador de Santa Justa (o miradouro), devido a obras  para obras de melhoramento das estruturas, confirmou a Carris.

--%>