O trajecto entre Sintra e a Praia das Maçãs estava encerrado desde Outubro devido à queda de uma árvore sobre a linha e, depois, ao roubo de um quilómetro de cabos de cobre que fornecem electricidade aos veículos. A Câmara de Sintra investiu 150 mil euros na reposição de cabos e na requalificação da linha, segundo adiantou à Lusa o vice-presidente da câmara, Marco Almeida.
As obras estão concluídas e o eléctrico volta assim a fazer o percurso entre a serra e o mar. Almeida adiantou que a autarquia pondera a instalação de um circuito de videovigilância na linha de forma a prevenir futuros roubos dos cabos de cobre. Como as carruagens dos eléctricos foram igualmente alvo de vandalismo - roubo de puxadores de portas e outras peças metálicas -, a câmara vai reforçar a segurança das garagens.
Inaugurado em 1904, o eléctrico é um dos ex-líbris de Sintra e faz um percurso de 12km entre a vila e a Praia das Maçãs, circulando por Colares, Galamares e pela sinuosa serra. A ideia de ligar a serra ao mar através do percurso da vila até às Maçãs surgiu em 1886. Em 1903 foram adquiridos 13 eléctricos a uma empresa americana de Filadélfia e o projecto foi concretizado em 1904.
Em 2008, a circulação na linha esteve interrompida durante vários meses por razões de segurança, devido às fortes chuvadas provocaram deslizamentos de terra para a via-férrea. No ano passado, a circulação do eléctrico foi suspensa devido a danos na rede aérea que fornece electricidade ao veículo, provocados pelo mau tempo.
Horários: De 3 de Agosto a 23 de Setembro. Sexta, sábado e domingo - 1.º eléctrico sai de Sintra às 9h20 e o último é às 18h50; o primeiro sai da praia às 10h10 e o último às 19h45 (a viagem repete-se, mais ou menos, de hora a hora - há excepções, consulte o horário no site oficial). O eléctrico funciona também de terça a quinta para grupos (mediante reserva para Divisão de Turismo de Sintra)