Fugas - notícias

  • Peter Parks/AFP
  • Peter Parks/AFP
  • Peter Parks/AFP
  • Peter Parks/AFP
  • Peter Parks/AFP
  • Peter Parks/AFP
  • Peter Parks/AFP
  • Restaurante WC em Pequim
    Restaurante WC em Pequim Nir Elias / Reuters
  • Modern Toilet em Taipé
    Modern Toilet em Taipé Nicky Loh / Reuters
  • Em Kaohsiung, Taiwan
    Em Kaohsiung, Taiwan Reuters
  • Hangzhou, China
    Hangzhou, China Steven Shi / Reuters
  • Em Shenzhen, China
    Em Shenzhen, China Joe Tan / Reuters
  • Em Taipé
    Em Taipé Nicky Loh / Reuters

Esta casa de banho é um restaurante

Por Fugas

Xangai tem uma nova atracção gastronómica, um restaurante em que o cenário é uma casa de banho e a forma e apresentação da comida seguem o mesmo mote. Os mais sensíveis devem abster-se de, sentados numa sanita, saborearem o gelado de chocolate em forma de cocó...

Esta Modern Toilet é uma casa de banho tão moderna (ou mesmo pós-moderna) que, na verdade, é um restaurante. Recentemente aberto em Xangai (China), é mesmo um espaço cheio de estilo. Mas estilo wc: sentamo-nos em sanitas, descansamos as costas num autocolismo, devoramos sobremesas em forma de fezes, comemos em pratos com formato sanitário... E que são aqueles urinóis que parecem de ouro sobre a nossa cabeça?

Na verdade, a descarga de novidade nem é muito grande. A mania dos restaurantes temáticos é global e com casas de banho como tema também. Até em Matosinhos já se viu um W'Duck, com clientes sentados em sanitas e rolos de papel higiénico como guardanapos. Mas pela Ásia, só esta cadeia de restaurantes - a Modern Toilet, nascida em 2004 no Taiwan - já abriu pelo menos uma dúzia deles no país de origem e mais uma dezena na China e Japão. E a expansão não parece parar.

A cadeia foi criada por Wang Zi-wei, um ex-banqueiro, que teve a ideia, contava a revista Time, ao ver uma animação manga onde o herói, um robô, adora brincar com cocó e um pauzinho... Daqui, veio-lhe a inspiração para começar a vender gelados de chocolate servidos em caixas de papel com, naturalmente, a forma de retretes. Começou a vender à velocidade de uma descarga de autocolismo e a espiral do êxito levou Zi-wei a abrir o primeiro restaurante.

O Modern Toilet de Xangai apresenta-se em sólidas madeiras, paredes de tijolo e pedra ou construções em mosaico e azulejo. Os clientes sentam-se em imponentes sanitas de loiça, com o tampo devidamente fechado e coberto de uma camada fofa de tecido. As mesas de refeições têm tampos de vidro sobre lavatórios. E há mesmo uma banheira para quem quiser relaxar por completo. Da decoração fazem ainda parte uns aéreos e luminosos urinóis dourados. O serviço segue o mesmo mote, entre bebidas servidas em algo que parece um urinol ou penico e comida ou gelados em formas de retretes. A lista de recipientes com formatos sanitários é, como seria de esperar, extensa.

E, afinal, passada a surpresa (e, para alguns, a repulsa...), que se come? Um menu asiático com toques internacionais. Há saladas, sopas, variações de caril, massas ou frango.

As sobremesas e gelados são célebres, ao que muito ajuda os nomes das criações. Vai uma "Diarreia com pingos secos"? ou uma "Desinteria verde"? Se os nomes não lhe derem vontade de correr para a casa de banho (que também a há e em recanto íntimo), acabará por provar uns deliciosos, dizem, gelados de chocolate ou de kiwi.

--%>