O Zoo de Lisboa aproveitou o Dia Mundial do Animal (4 de Outubro) para dar a conhecer uma das crias mais especiais de sempre nascidas naquele espaço.
"Com 2kg, é filha do macho Nasibu, de 16 anos, e da fêmea Anguka, de 17 anos". "Este é um nascimento muito especial para o parque, pois é uma espécie considerada em perigo de extinção", sublinham em comunciado.
"A pequena cria continua muito ligada à mãe, que a transporta no dorso, ou ao colo, por toda a instalação. No entanto, o pai tem um papel fulcral na integração da nova cria no grupo", contam, chamando a atenção para que, agora, ainda se poderão ver mais exibições e brincadeiras no Templo dos Primatas.
Naquele espaço, vive um grupo de cinco indivíduos "muito coeso", constituído por um macho, três fêmeas e uma cria. A alimentação é predominantemente feita de frutos, sementes, folhas, caules e insectos.
Os gorilas, recordam, são uma espécie considerada em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza: "ao ritmo actual, esta espécie pode entrar em extinção por volta de 2050 devido à desflorestação, à produção agrícola e, principalmente, à caça".
Para celebrar o nascimento, o Zoo lançou um passatempo: "Dá um nome ao Gorila bebé do Zoo". Quem sugerir o nome mais original e criativo "receberá um kit Padrinho, tornando-se padrinho oficial do gorila bebé". Para concorrer, basta enviar o nome completo e a sugestão de nome para a cria até dia 10 de Outubro (email: promocao@zoo.pt).
Quem visitar o Zoo no Dia do Animal pode contar com diversões e passatempos, particularmente para os mais pequenos, casos de pinturas faciais ou peddy paper.