Fugas - notícias

Portugal vence prémio de melhor stand internacional na Feira de Turismo de Madrid

Por Fugas

«Bairro português» dá a vitória (pelo terceiro ano consecutivo) à participação portuguesa na Fitur.

"A vida num bairro português" é o tema do stand de Portugal na Feira Internacional de Turismo de Madrid - Fitur 2013, que decorre até dia 3 na capital espanhola. Um tema vencedor: acaba de ser galardoado com o prémio de melhor stand internacional do certame, uma das maiores feiras de turismo do mundo e com mais influência na indústria europeia do turismo, além de marcante no mercado espanhol, considerado primordial para Portugal. Este ano, estão representadas na feira mais de 9 mil empresas de 167 países em oito pavilhões da IFEMA, a feira de Madrid.

Sob o lema do stand luso na 33.ª Fitur, "Viver Portugal/ Vivir Portugal", mostram-se 24 empresas e sete regiões. É um espaço com 815 m2 (localizado nas posições 4C02 e 4C04, à entrada do pavilhão 4), onde se destacam o turismo religioso ou a arquitectura portuguesa (com realce para a celebração, em 2013, do Ano da Arquitectura em Portugal).

O stand pretende transmitir aos visitantes "uma série de experiências relacionadas com a vivência em comunidade, nas vertentes cultural, artística ou gastronómica, reproduzindo espaços como um restaurante, uma padaria ou um quiosque", resume o Turismo de Portugal em comunicado.

É assim que a experiência gastronómica neste "bairro" é "introduzida pelos alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Lamego e Estoril - com degustações de produtos tradicionais da gastronomia portuguesa (vinhos, azeites, conservas, pastéis de nata, enchidos) no espaço “Prove Portugal”.  

"A arte de bem receber está também em evidência", sublinham: há sorteios de prémios (ofertas de música de autores portugueses, produtos alimentares tradicionais, postais, poemas e vouchers para usufruir de experiências em Portugal).

O júri da Fitur foi "unânime na atribuição da distinção, realçando a originalidade, a criatividade e a estética" do stand que pretende "transmitir duas das principais características de Portugal enquanto destino turístico: a hospitalidade e a genuinidade".

Pela Fitur 2013, espera-se que passem cerca de 200 mil visitantes.  Segundo dados do Turismo de Portugal, de Janeiro a Novembro de 2012 "os turistas espanhóis geraram cerca de 3 milhões de dormidas em Portugal, contribuindo com mil milhões de euros em receitas turísticas".

--%>