Fugas - notícias

Paulo Ricca

Greve na TAP e SATA desconvocada

Por Lusa, Público

Sindicatos dos trabalhadores da TAP e da SATA desconvocaram a greve marcada para 21, 22 e 23 de Março.

Os 12 sindicatos dos trabalhadores da TAP e da SATA desconvocaram na noite de terça-feira a greve de três dias prevista para as duas companhias. O cancelamento dos protestos avança depois de resolvido o impasse na companhia açoriana em relação ao acordo de princípio alcançado na última sexta-feira sobre cortes salariais.

A plataforma de sindicatos das duas companhias fez saber em comunicado "que estão reunidas todas as condições previstas no princípio de entendimento assinado na passada sexta-feira", levando os sindicatos a desconvocarem as paralisações agendadas para 21, 22 e 23 de Março.

Um acordo de princípio para o cancelamento dos protestos foi alcançado na última sexta-feira, com uma solução para a TAP - e extensível à PGA e à SATA -, mas alguns sindicatos convocaram depois assembleias-gerais para discutir o assunto.

Na TAP, a administração negociou com o Governo uma proposta que permitisse cumprir o Orçamento do Estado para 2013, sem penalizar os trabalhadores. Os sindicatos conseguiram a reposição de componentes remuneratórias que tinham sido retiradas ou congeladas em 2011 e 2012, com o argumento de que os trabalhadores não devem ser duplamente penalizados este ano.

No caso da companhia de aviação açoriana, o Governo Regional dos Açores levantou dúvidas quanto à legalidade do acordo alcançado com os sindicatos na sexta-feira e pediu esclarecimentos ao Governo português.

Os sindicatos dizem estar tudo esclarecido e reconhecido pelo Governo da República. Isso mesmo afirmou nesta manhã à TSF André Teives, porta-voz da plataforma de sindicatos, explicando o facto de os sindicatos terem agora decidido o fim da paralisação.

Passado o diferendo, a TAP já informou que a sua operação irá decorrer "dentro da normalidade", sendo que "os clientes que tenham efectuado alterações aos seus voos devido à greve, poderão, caso assim o desejem, solicitar a reposição do seu voo original". 

--%>