Fugas - notícias

  • Sardinha-vídeo (veja o vídeo no artigo abaixo)
    Sardinha-vídeo (veja o vídeo no artigo abaixo)

As 10 sardinhas que vão nadar até às Festas de Lisboa

Por Fugas

Os vencedores do concurso Sardinhas Festas de Lisboa'13 já estão escolhidos. De quase 6500 propostas, o júri seleccionou dez criações. Entre os vencedores, há uma sardinha-vídeo.

À 3ª edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa'13, a organização recebeu exactamente 6446 sardinhas de mais de 3200 candidatos. E cada vez mais internacionais: os criadores estrangeiros representam já 15% da competição, somando-se 53 nacionalidades. As idades dos participantes também tem o seu quê de diversidade: dos 7 aos 92 anos.

A escolha das 10 sardinhas finalistas - que terão direito ao estrelato e a viverem sob os holofotes alfacinhas até ao final das Festas de Lisboa, com epicentro nos santos populares em Junho -, coube a um júri composto por Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda), Luís Alegre, (director criativo da Ideias com Peso), Pedro Pires (director criativo da Ivity), Jorge Silva (atelier Silva Designers) e Rita Castel-Branco (EGEAC). A grande novidade da selecção é que uma das vencedoras é em formato vídeo. Cada vencedor receberá um prémio no valor de €1000.

Quanto à internacionalização da sardinha, os dados revelados pela organização informa que "nadaram até Lisboa 209 sardinhas brasileiras, 173 espanholas, 172 italianas, 41 romenas, entre outras vindas de países como a Ucrânia, Sérvia, Angola, Bósnia, Cuba, Índia, Perú, Tailândia, Japão
ou China.  

Nos prémios, também se reflecte a presença internacional. Além dos vencedores portugueses - Alberto Faria, Bruno Silva, Dário Santos, Hugo Henriques, João Teigas, Leonor Brilha e Susana Marques  -, a lista inclui a  japonesa Yuichi Fukuda, a chilena Paloma Valdívia Barría e o italiano Bernardo Anichini.

Quem tiver curiosidade de ver sardinhas que ficaram pelo caminho, poderá nadar até ao Facebook, onde já está na grelha uma página (Sardinhas'13 - não oficial) que pretende "dar a conhecer o trabalho de todos os concorrentes do concurso das Sardinhas".  "Partilhem a vossa sardinha e juntem-se ao cardume" é o convite.

A sardinha que venceu a versão vídeo, por João Teigas

--%>