O primeiro grande concurso de iPhoneography (denominação que deriva da fotografia com iPhone) em Portugal está a receber participações fotográficas até às 18h de 31 de Março. Sob o mote “A minha cidade é super”, apela-se a que se homenageiem e mostrem as cidades portuguesas pela lente de um smartphone, através da plataforma Instagram.
O prémio, atribuído a três vencedores, consiste num conjunto de acessórios para fotografia com smartphone, a que se junta o título de “super repórter” - que permite o acesso e a cobertura fotográfica de eventos da marca patrocinadora (a Super Bock) durante 2013, entre os quais o popular festival Super Bock Super Rock. As reportagens fotográficas poderão depois ser usadas para divulgação dos eventos.
O concurso destina-se a amantes da fotografia maiores de 18 anos e que tenham qualquer smartphone (com aplicação Instagram). As fotos da cidade, captadas através de dispositivo móvel, devem ser inseridas no Instagram com duas hashtags: supercidade + nome da cidade (exemplo: #supercidade #lisboa).
Serão seleccionadas 20 imagens pelo júri do concurso, que depois serão sujeitas a votação pelo público – no site oficial e nos centros comerciais Dolce Vita. Das seis fotografias finalistas, as mais votadas pelo público, o júri seleccionará as três vencedoras – tendo como critérios de diferenciação a estética, a criatividade e a representatividade da cidade.
Daniel Fonseca, autor das primeiras exposições de iPhoneography em Portugal, é o curador do movimento, e membro do júri, juntamente com a Super Bock. Um viajante com cerca de meia centena de países visitados que, em 2001, trocou a fotografia analógica pela digital – o dispositivo de mudança foi uma máquina comprada em Singapura. Entusiasta da “simplicidade do iPhone” e do potencial de partilha do Instagram, publica semanalmente crónicas sobre o movimento de iphoneography no site oficial do concurso.
A cultura de iphoneography – que aglutina os termos iPhone e photography, e consiste em fotografia captada e processada apenas com smartphone – parece ter cada vez mais adeptos em Portugal, o que se conclui também pelo crescente número de partilhas no Instagram.