Os municípios de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, e os de Oliveira de Frades, Tondela e Vouzela, no distrito de Viseu, assinaram esta quarta-feira com a Turismo Centro de Portugal um protocolo para a implementação do Caminho de Santiago.
O novo traçado, que, segundo a Lusa, deverá ser delineado pelos cinco concelhos e posteriormente unido ao caminho já existente no litoral, conhecido como Caminho Principal, surge no âmbito de uma estratégia de reforço do turismo religioso. Algo que o Turismo Centro defende e sobre o qual afirma existir “um trabalho afincado” em qualquer um dos seus três eixos: culto mariano, turismo judaico e Caminho de Santiago.
Segundo o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, haverá ainda uma parceria com a associação de peregrinos Via Lusitana, entidade com a qual a Turismo Centro de Portugal tem trabalhado desde o início. “A associação Via Lusitana trabalha a dimensão do caminho e, em particular, da peregrinação. Portanto, nós desde o início trouxemos a associação Via Lusitana connosco para que reforçássemos essa identidade e a autenticidade do caminho”, justificou, citado pela Lusa.
Com a assinatura deste protocolo, os cinco municípios esperam beneficiar do potencial cultural e turístico de desenvolvimento económico que as peregrinações a Santiago de Compostela representam.