Fugas - notícias

Os vinhos de Portugal vão ao Rio e levam a Fugas como guia

Por Fugas

Um Guia de Enoturismo pensado para os turistas brasileiros que desejam visitar 'os melhores lugares para provar vinho' em Portugal.

No mês em que celebra 15 anos, no dia 21, a revista Fugas estreia-se no Brasil com uma edição especial, um Guia de Enoturismo dedicado a Portugal que traça um retrato do turismo dos vinhos no país. O guia com “os melhores lugares para provar vinho” será distribuído durante o evento Vinhos de Portugal no Rio, que decorre, em 2.ª edição, no Jockey Club carioca, entre 22 e 24 de Maio, organizado pelo PÚBLICO e pelo jornal carioca O Globo em parceria com a ViniPortugal.  

“Conhecer os vinhos portugueses não é só bebê-los, apreciar-lhes os taninos ou sentir-lhes a acidez ou a fruta. É também perceber-lhes o contexto, entrar na sua história, brindar com os seus protagonistas”, escreve Sandra Silva Costa no editorial da publicação, em formato de bolso e com 48 páginas, em português de Portugal.  

Ao longo do guia, que é não só um roteiro mas uma montra do que de melhor se faz no nosso país em matéria de enoturismo, os leitores (e, espera-se, futuros visitantes de Portugal), passeiam pelas regiões vínicas, aqui divididas em seis blocos: Vinhos Verdes, Douro e Porto, Dão e Bairrada, Lisboa Tejo e Setúbal, Alentejo e Madeira. Cada capítulo inclui reportagens sobre grandes espaços enoturísticos e listas de sugestões por todo o país. Vamos do Palácio da Brejoeira à Casa das Pipas, da Quinta de Lemos à Quinta da Bacalhôa, do L’AND às Adegas de São Francisco, entre dezenas de moradas onde o vinho é celebrado e vivido. 

Os visitantes esperados para o Vinhos de Portugal no Rio poderão assim guardar um conjunto valioso de informação turística. Em 2014, o evento recebeu cerca de quatro mil interessados no vinho português. Este ano, em que participam cerca de meia centena de produtores portugueses, o número deverá aumentar para seis mil. O programa de festas inclui não só provas e mercado de grandes vinhos como também cursos e harmonizações. Entre os participantes, contam-se críticos e especialistas da Fugas, como Manuel Carvalho, Pedro Garcias, Rui Falcão e Alexandra Prado Coelho. A agenda inclui também reputados especialistas brasileiros, como o master of wine Dirceu Vianna Jr., asommelière Lolô Riccobene, os críticos d’O Globo Pedro Mello e Souza e Luciana Fróes. 

Além de tudo, uma outra publicação sobre vinhos portugueses estará disponível para milhares de leitores d’O Globo: na véspera do evento, o jornal vai incluir um suplemento que terá uma tiragem de 200 mil exemplares.

www.vinhosdeportugalnorio.com.br

--%>