O novo circuito turístico pelo Tejo parte quatro vezes por dia do Terreiro do Paço, atravessando o rio até Cacilhas, onde atraca brevemente para tomada e largada de passageiros. No regresso, o Yellow Boat (barco amarelo) desvia o curso até Belém, navegando por baixo da Ponte 25 de Abril, para depois voltar junto à margem até ao ponto de partida.
O passeio dura cerca de 1h30 e permite contemplar “a cidade das sete colinas” a partir do rio, com vistas privilegiadas sobre alguns dos principais monumentos da cidade: Castelo de São Jorge, Sé Catedral, Cristo Rei, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos ou Torre de Belém, entre outros.
“A ideia é que o rio Tejo seja um distribuidor das pessoas que se deslocam entre os diversos pólos interessantes da região de Lisboa”, afirmava à Lusa António Proença, administrador da Carristur. A empresa, que faz parte da Transportes de Lisboa, é desde o último ano responsável pela operação “Cruzeiros no Tejo”, antes realizada pela Transtejo, também do mesmo grupo.
A novidade do novo circuito turístico está precisamente na paragem nas duas margens do rio e na adopção da lógica hop on/hop off – já utilizado em alguns dos autocarros turísticos operados pela empresa –, que permite aos visitantes entrar e sair quantas vezes quiserem nas duas paragens durante um período de 24 horas a partir da validação do bilhete.
Para já, realizam-se apenas quatro partidas por dia do Terreiro do Paço (10h30, 12h, 14h30 e 16h), com respectivas paragens em Cacilhas (10h45, 12h15, 14h45 e 16h15). No entanto, “se tudo correr bem”, haverá “mais circuitos de hora a hora”, afirmou o responsável da Carristur à Lusa.
O bilhete custa 17€ por adulto e 8,50€ por criança (dos quatro aos dez anos). O circuito foi lançado a 15 de Maio e funcionará diariamente até Outubro.
Mais informação: Yellow Boat Tour