São 35 os balões de ar quente que vão sobrevoar as localidades de Alter do Chão e Fronteira para a 19.ª edição do festival, que decorre de 8 a 15 de Novembro. No evento, vão participar equipas oriundas de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda e Alemanha.
Mais uma vez, o festival abre os céus ao público em geral, que poderá voar gratuitamente em balão de ar quente entre 9 e 14 de Novembro, excepto no dia 11, “livre para pilotos e equipas”.
“Sempre que as condições climatéricas assim o permitam”, haverá dois voos por dia, um de manhã (7h30) e outro da parte da tarde (15h30), sendo que “cada voo dura, em média, uma hora”, indica a organização na página de Facebook do evento.
Tal como nas edições anteriores, “não é possível fazer marcações nem inscrições para voar”. Os corajosos terão de estar nos pontos de encontro (em Alter do Chão junto ao campo de futebol e em Fronteira na recta de todo-o-terreno ou junto ao terreno da Ribeira das Vargens) às 6h45 para o voo da manhã ou às 14h45 para o passeio da tarde, sendo que “é tida em conta a ordem de chegada dos passageiros”.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente - que este ano volta a ter como patrocinador principal a Rubis Gás, dando nome ao evento – é organizado anualmente desde 1997 pela Publibalão, “a primeira empresa portuguesa a operar na área do balonismo”, em colaboração com o Alentejo sem Fronteira – Clube de Balonismo pelo terceiro ano consecutivo.