Fugas - notícias

  • Guilherme Marques
  • Amarante
    Amarante DR
  • Guilherme Marques
  • Miguel Manso

Continuação: página 3 de 6

É Natal, é Natal em Portugal

Guarda

Diz-se “a cidade onde o Natal brilha mais alto” e não deixa os créditos por mãos alheias. Desde o Jardim dos Presépios (no Largo Frei Pedro) onde se podem contemplar dezenas deles de várias formas, tamanhos, cores e materiais e a decoração do jardim e das árvores à tenda berbere dos Reis Magos (junto à Igreja da Misericórdia), da árvore de Natal de 13 metros de altura à pista de gelo coberto, a Guarda vive o Natal em grande. Junte-se ainda o carrossel parisiense, a ilha dos doces e a Rua da Doçura, onde colectividades e artesãos exibem o que de melhor – e mais doce – há no concelho, misture-se, com sorte, um pouco de neve e o Natal está ganho.
Praça Luís de Camões
Data: Até 25 de Dezembro.

Marinha Grande

Cerca de 600 figuras em barro, cascata, fontes de água e diversas peças em movimento constituem o presépio tradicional dA Marinha Grande, da autoria de Felipe Ferreira, e que é a grande atracção natalícia da região. No mesmo espaço, haverá um pequeno mercado, constituído por várias barraquinhas e  muito artesanato, cerâmica e frutas e plantas.
Edifício da Resinagem – Praça Guilherme Stephens
Data: Até 6 de Janeiro

Melgaço

No município mais a Norte de Portugal o Natal já anda na rua – e exibe-se numa exposição de trabalhos natalícios feitos a partir de materiais reciclados por associações, IPSS e escolas locais – e por aí ficará até se misturar com o Ano Novo, com muita animação de rua à mistura. A Casa do Pai Natal já está montada, e este já faz passeios de charrete; encontro de coros, exposições, dramatização de um conto, curtas metragens e concertos de Natal completam a animação da época.

Oeiras

O “Natal no Palácio Encantado” não engana – é mesmo num palácio, o do Marquês de Pombal – e durante três dias vai transformar-se com brilhos, sons e cheiros natalícios. A abertura, no dia 16 às 18h, será feita com a iluminação do palácio, seguindo-se uma arruada, com a Fanfarra Original Bandalheira, no Pátio da Entrada. Nos dias seguintes o programa deambulará pelas recriações históricas e recitais de música, pela dança e provas de vinho, por ateliers vários (presépios, chocolate, barro, por exemplo), contos, coros infantis e filmes de Natal. Asseguradas estão as presenças do Coro de Santo Amaro de Oeiras, do Saint-Dominic’s Gospel Choir, do grupo de recriações históricas Maozorra e Sons&Eco, da livraria Gatafunho, da Confraria do Vinho de Carcavelos e de uma produtora local de chocolate artesanal. Sonhos, azevias e bolo-rei não faltarão na ementa do salão de chá, da responsabilidade de pastelarias do concelho. A entrada é gratuita, mas limitada à lotação do espaço.
Data: Dias 16 (das 16h às 24h), 17 (das 10h às 24h) e 18 de dezembro (das 10h às 20h)

Palmela

Um presépio em tamanho real da autoria da escultora Teresa Martins, em parceria com Edgar Teixeira, que combina figuras de carácter religioso com outras de carácter etnográfico que fizeram parte da história de Palmela no século passado é o foco principal do “Natal em Palmela”. Se este é um pretexto para descobrir o centro histórico da vila (haverá visitas guiadas), há ainda outro: Palmela terá também um mercado de Natal durante os próximos fins-de-semana. As bancas exibirão produtos regionais – artesanato, vinho, frutos secos, salgados, mel e derivados, chá, compotas, doçaria e merchandising promocional – e haverá ainda uma série de pop-up stores “Coisas cá de Palmela”. A animação integra concertos, degustações, danças tradicionais, actividades infantis com o Pai Natal, o duende malabarista, pinturas faciais e modelagem de balões. A abertura do presépio e do mercado acontecem no dia 9 às 18h.
Data: Dia 9 das 18h às 20h; sábados (10 e 17) das 10h às 20h, dia 24 das 10h às 16; domingos (11 e 18) das 10h às 18h.

--%>