Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Nasceu uma praia no Alqueva. E já tem Bandeira Azul

Por Fugas

A primeira praia do imenso lago alentejano vai ser inaugurada a 1 de Junho.

De uma pequena península criada pelo rendilhar do maior lago artificial da Europa, nasceu há uns anos o Centro Náutico de Monsaraz, com ancoradouro, bar-restaurante, parque infantil e zona de merendas. Agora, parte das margens cobriram-se de areia branca para fazer nascer a primeira praia oficial do Alqueva.

A praia fluvial de Monsaraz tem 120 metros de extensão e poderá vir a ser frequentada “por centenas de banhistas em simultâneo”, assegura a autarquia de Reguengos de Monsaraz, responsável pelo projecto, em comunicado. Em frente ao areal, a zona de banhos é ampliada por uma estrutura flutuante que integra um solário e duas piscinas, uma infantil e outra para adultos.

Na zona de relvado, adjacente ao parque de estacionamento, “há sombreamentos” e o areal terá “20 toldos”, para além das árvores existentes no local, indica ainda a autarquia.

A segurança da primeira praia artificial do Alqueva será assegurada por uma equipa de nadadores-salvadores, com posto e torre de vigilância e um posto médico. A nova infra-estrutura balnear está ainda equipada com duches públicos, chuveiro duplo com lava pés e rampas de acesso à água para pessoas com mobilidade reduzida. O parque de estacionamento tem capacidade para 120 veículos.

Inaugurada oficialmente a 1 de Junho, a primeira praia do grande lago do Alqueva já foi galardoada com Bandeira Azul, além de ter recebido as classificações de “praia acessível”, por preencher os requisitos de acesso para pessoas com mobilidade condicionada, e de “praia saudável”, por cumprir as normas de segurança e de qualidade do ambiente.

“A aprovação da praia não foi um processo rápido”, recorda o autarca, José Calixto, em comunicado. “Além das necessárias autorizações, tiveram de ser efectuadas análises à água durante um ano para atestar a qualidade para banhos, e sem nenhum resultado negativo.” Concluído o processo e atribuída a Bandeira Azul, a praia fluvial de Monsaraz passar a ser “uma das duas únicas praias com esta distinção em todo o interior Sul de Portugal”.

Uma vez que se comemora o Dia Mundial da Criança na data escolhida para estrear a época balnear da nova praia, as celebrações vão juntar “mais de 750 crianças do concelho” no areal, com uma programação que inclui uma aula de dança, actuação musical de Hugo Soft, entre outras actividades.

--%>