Fugas - notícias

DR

Luís Gaspar, da Sala de Corte, é o Chefe Cozinheiro do Ano

Por Fugas

O chef executivo do restaurante Sala de Corte, em Lisboa, venceu a 28.ª edição do concurso anual.

Durante dois dias, seis chefs de restaurantes portugueses disputaram a final do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, que decorreu a 5 e 6 de Junho na Feira Alimentaria & Horexpo, na FIL, em Lisboa.

Luís Gaspar, chef executivo da Sala de Corte, venceu a competição com um menu composto por sopa de pedra, caldeirada de bacalhau salgado seco da Noruega, vitela, mão de vaca e grão e brisa do Liz de amêndoa e limão.

Em segundo e terceiro lugar do pódio ficaram Nicu Iastremschii e Nuno Fernandes, chefs nos restaurantes lisboetas Loco e O Talho, respectivamente.

Entre os seis finalistas estão ainda Duarte Eira, do restaurante Salpoente (Aveiro), Leandro Araújo, do restaurante São Gabriel (Almancil), e Ricardo Raimundo, da Escola Profissional de Fátima.

Pela primeira vez na história da competição, foi entregue o prémio “Escolha de Imprensa” a Nuno Fernandes, do restaurante O Talho. A sobremesa confeccionada por Luís Gaspar conquistou o Prémio Helmut Ziebell.

A avaliar os concorrentes esteve um júri composto pelos chefs Nuno Mendes (Chiltern Firehouse, em Londres), André Silva (Porta, Lisboa), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores, Lisboa), João Rodrigues (Feitoria, Lisboa), José Avillez (Belcanto, Lisboa), Nuno Diniz (Tágide, Lisboa) e os “mestres da profissão” Helmut Ziebell e Orlando Esteves.

--%>