Fugas - Viagens

Nuno Ferreira Santos

Nuno Ferreira Santos

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Disney Paris - Guia para sobreviver e vir de lá a sorrir

Os pais ou acompanhantes de crianças podem sentir-se pouco livres para dar um pulo à Space Mountain 2 enquanto os mais pequenos esperam, mas o parque tem um serviço, o Baby Switch, que permite que um dos pais se divirta de cada vez, sem perder o lugar na fila.

É útil usar os programas, disponíveis à entrada de cada parque por serem alterados a cada 20 dias, para saber horários das paradas, desfiles e espectáculos especiais, além de locais e horários das personagens disponíveis para autógrafos e fotografias. Espectáculos como o Rei Leão são sujeitos a limites de espaço, pelo que é necessário obter bilhetes com antecedência.

Sabendo de antemão as atracções mais procuradas, é útil chegar de manhã cedo aos parques. Seja para andar ou para retirar o Fastpass (ver ponto 3).

2. Filas: como não desesperar

Na praça central do Disneyland e do Disney Studios há um painel de informações com algumas das atracções mais populares e os respectivos tempos de espera. Quando a FUGAS esteve nos parques, numa segunda-feira do início de Abril, sem férias escolares ou feriados especiais, a enchente era significativa. E isto depois de uma noite de nevão. E os tempos de espera eram a condizer.

Para o Peter Pan's Flight, uma viagem para crianças muito procurada, logo de manhã a espera era de 25 minutos na fila. E para a muito cobiçada Big Thunder Mountain, uma montanha-russa à imagem das minas do velho Oeste norte-americano sem grandes sustos e que deixa os miúdos felizes da vida, a espera era de 40 minutos.

É uma manobra de sobrevivência básica ler os programas de ambos os parques no dia anterior para saber quais são as atracções que considera imperdíveis e tentar concentrar as viagens que fiquem nas mesmas zonas do parque Disneyland: Adventureland, onde estão os Piratas das Caraíbas, a montanha russa Indiana Jones and The Temple of Peril, o barco do Capitão Gancho; Frontierland, com a Mansão Fantasma (bem produzida, mas muito infantil e sem ponta de susto), o barco Mark Twain para uma viagem em torno do lago, e a Big Thunder Mountain; Fantasyland, logo a abrir com o castelo da Bela Adormecida (apenas um espaço de primeiro andar com interiores decorados, sem filas) e com diversões sobretudo para os miúdos -Dumbo, Labirinto de Alice, os comboios da Branca de Neve e Pinóquio; e, por fim, a Discoveryland (que corresponde ao que nos parques americanos é a Tomorrowland), um espaço de homenagem a visionários como Júlio Verne (Space Mountain, Mistérios do Nautilus), mas também George Lucas (simulador Star Tours, baseado na "Guerra das Estrelas") ou o muito Disney Buzz Lightyear.

3. Fastpass

O Fastpass existe em ambos os parques e aplica-se a grande parte das atracções mais procuradas.

Basta obter o Fastpass (gratuito) em cada atracção. Em espaços devidamente assinalados, estão as máquinas em que se insere o bilhete geral e de onde se retira o Fastpass relativo àquele carrossel ou viagem. O bilhete Fastpass dita a hora à qual o visitante deve regressar para entrar sem esperar em longas filas na respectiva diversão. O Fastpass poupa mesmo tempo. No parque Disneyland, Peter Pan's Flight, Star Tours, Space Mountain 2, Autopia, Buzz Lightyear Laser Blast, Big Thunder Mountain e Indiana Jones and the Temple of Peril são as únicas que têm Fastpass. Os Piratas das Caraíbas não têm Fastpass, mas o sistema de entradas é bastante rápido e escoa com facilidade.

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