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    O Aqueduto de Pegões, em Tomar, edificado para abastecer de água o Convento de Cristo Renato Cruz Santos
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    Coimbra e os seus “arcos” Nelson Garrido

Portugal, o país dos aquedutos

Por Andreia Marques Pereira

Hoje é um acto banal, abrir a torneira e deixar correr a água. Mas não foi sempre assim. Levar água às populações foi uma preocupação contínua, de séculos, milénios, e a sua concretização um esforço hercúleo. Em redor do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de Março, viajamos no tempo revisitando os aquedutos que cruzam Portugal e deram água à nação.

Passeio por aquedutos emblemáticos e incontornáveis | Lisboa vista de um aqueduto


Em 1755, quando o terramoto arrasou grande parte de Lisboa, a notícia viajou célere pela Europa, causando consternação geral. Entre os intelectuais da época, e estamos na Idade das Luzes, uma onda de comoção e de solidariedade projecta-se sobre a cidade e o povo mártires, que resultou numa produção literária e filosófica intensa — Voltaire será o mais destacado.

Ao mesmo tempo, Lisboa torna-se o destino de muitos ilustradores e gravadores que vêm para dar à Europa imagens da devastação. Quando chegam, na silhueta devastada da cidade há um monumento que se destaca, intacto. O Aqueduto das Águas Livres segue imponente e captura a imaginação destes artistas que imortalizam esta obra singular sobretudo na sua travessia sobre o vale de Alcântara. O aqueduto lisboeta ganha notabilidade. “Este aqueduto pode ser considerado como um dos mais magníficos monumentos de construção moderna na Europa e, sob o ponto de vista da grandiosidade, não é inferior porventura a nenhum dos aquedutos que nos deixaram os antigos”, escreveu o irlandês James Murphy; “A descrição de monumentos tão grandiosos, por mais audaz que seja o génio dos homens, fica sempre aquém da realidade. É impossível comunicar aos outros o sentimento de admiração que se apossou de nós logo à primeira vista, porque a imaginação não pode elevar-se a uma concepção tão sublime como aquela que a realidade apresenta”, lê-se numa carta do sueco Carl Ruders. E no início do século XIX Portugal era conhecido como o país dos aquedutos.

Não uns aquedutos quaisquer. Aqueles que ficavam na retina dos viajantes românticos — e mereciam exaltações a par de castelos e palácios — são sobretudo os mais grandiosos, caprichosamente trabalhados. Autênticas obras de arte, para lá de toda a engenharia e arquitectura. No entanto, não importa a maior ou menor monumentalidade dos aquedutos. A sua função primeira era bem mais prosaica — e, todavia, essencial: o abastecimento de água.

Obras extravagantes

Já os romanos, que estabeleceram o paradigma da construção dos aquedutos, promoviam a disseminação destas obras hidráulicas por todo o império como forma de “consolidar o seu domínio territorial e simultaneamente proporcionar o crescimento das suas principais cidades”, explica Pedro Inácio, director do arquivo histórico da EPAL e autor da obra Aquedutos de Portugal. E são romanos os primeiros aquedutos que cruzaram as paisagens do território que é actualmente Portugal, servindo vários propósitos — o testemunho mais notável será o de Conímbriga, o que se encontra mais bem preservado. Mas o que encheu os olhos de gerações de viajantes estrangeiros foi o resultado do afã nacional que começou no final do século XV. Com as fronteiras bem definidas e a epopeia dos Descobrimentos lançada, o reino investe na melhoria da qualidade de vida dos portugueses, “nomeadamente no aproveitamento e utilização das águas para consumo humano, higiene e produção industrial”.

Por todo o país, ao longo dos séculos, sobretudo na Idade Moderna, entre os séculos XV e XVIII, foram-se erguendo estas gigantescas obras hidráulicas, cuja construção acompanhou o progresso técnico, conjurando “o esforço humano na aplicação de novos saberes” para melhorar o abastecimento de água e, desta forma, responder “às exigências dos cidadãos e ao aumento demográfico”, explica Pedro Inácio, ex-director do Museu da Água. Não podemos, contudo, esquecer todo o esforço anterior a este período que, se não resultou em grandes monumentos hidráulicos, nunca se afastou da mesma matriz que levou ao ímpeto da construção dos aquedutos — a necessidade de água. Durante o período medieval, os projectistas das grandes obras, como mosteiros, conventos, castelos, tinham a obrigação de construir em locais e posições que permitissem o abastecimento de água. “Nunca se podia conceber construções com a grandiosidade da Batalha ou Alcobaça [mosteiros] sem que a água estivesse muito próxima. Se não, não havia vida nesses monumentos.”

Os aquedutos vieram permitir um pouco mais de liberdade. Transportavam água através do sistema gravítico; recorriam a “diferentes tipologias no uso da pedra”, de acordo com os recursos naturais da geografia onde cresciam — granito (como em Vila do Conde), calcário (em Lisboa, por exemplo), xisto (Miranda do Douro); e apresentavam-se com diferentes funcionalidades: do abastecimento público (o aqueduto de Setúbal, de 1487, é um dos pioneiros neste âmbito) ao de casas senhoriais — o aqueduto de Serpa (século XVII) servia o palácio do conde de Ficalho —, aos exclusivos para o clero, abastecendo mosteiros e conventos. Nestes últimos, está, por exemplo, o aqueduto do Louriçal (Pombal), que, aliado a um convento de clarissas, deu grande projecção à pequena vila nos arredores de Pombal. Porque, na verdade, nota Pedro Inácio, “nem todas as localidades tinham por que ter aqueduto, uma vez que tinham outro tipo de alternativas”. Nascentes próprias, poços, cisternas que armazenavam águas das chuvas — estas eram opções possíveis (ainda que acarretassem o risco de doenças e contágios) e a própria capital viveu séculos nessa situação. “Normalmente, todas as cidades portuguesas, vilas ou até aldeias, atrevo-me, tinham fontanários, construídos a partir de minas onde se sabia que a água teria grande duração” — não confundir com os fontanários que já a partir do século XX passaram a ser abastecidos a partir de rede pública (“essa já é uma rede de distribuição de água diferenciada”). No entanto, se é verdade que os aquedutos marcavam o lado funcional, melhorando, na teoria e na prática, a qualidade de vida das populações, a sua projecção arquitectónica também marcava as localidades como obras de referência urbana que aumentavam o seu prestígio.

“Os arquitectos, os projectistas, tinham uma certa necessidade de mostrar o seu trabalho nestas grandes obras. Os aquedutos tinham de ser, antes de tudo, utilitários, funcionais; depois, podiam ser mais ou menos estéticos consoante o projectista e isso marcava muito. É como hoje”, explica Pedro Inácio. Os grandes aquedutos que chegaram até nós são, quase todos, obras públicas de dimensão extraordinária — e extraordinário consumo do erário público. Contudo, ao contrário do que era moda na Europa, onde as grandes obras eram quase sempre palácios, a óbvia utilidade pública dos aquedutos legitimava todos os gastos. “Havia sempre justificação. Era para um bem de consumo imprescindível à sobrevivência, ao desenvolvimento das sociedades.” Por isso, por vezes as populações até contribuíam directamente para a sua construção. Foi assim quando D. João V, um monarca conhecido por não ser comedido na ostentação, mandou construir o aqueduto das Águas Livres, um sorvedouro de dinheiro bem ao estilo português: foi instituído um imposto real de água — cobrado sobre todas as transacções de produtos comestíveis que tinham lugar dentro das fronteiras da cidade — que financiou directamente a obra.

Nem sempre a construção dos aquedutos foi linear. Muitas vezes os projectos foram adiados durante gerações. É o caso do aqueduto de Vila do Conde, concluído em 1714 — comemora este ano 300 anos —, mas cujos primeiros projectos surgiram ainda no final do século XVI. E muitas vezes foi necessário vencer inúmeras resistências, “aquilo que eram, se a expressão pode ser utilizada, os vícios dos proprietários dos terrenos”, lembra Pedro Inácio. Em Coimbra, o clero e a coroa envolveram-se numa longa litigação até que prevalecesse a vontade real e os mananciais nos terrenos dos cónegos Crúzios fossem realmente desviados para o abastecimento público da cidade — o que aconteceu depois, por exemplo, de um edital com ameaça de penas de prisão caso não fosse dada autorização. “Estes são casos que devem ser evidenciados para todos perceberem o quão difícil foi fazer com que a água chegasse de facto às populações”, sublinha Pedro Inácio.

O futuro no turismo?

E, então, regressamos ao século XIX, quando os viajantes românticos atravessam o país e se maravilham com essas construções gigantescas. Não eram únicos na Europa, os aquedutos portugueses. Por toda a Europa romanizada, existiam, existem, testemunhos mais ou menos grandiosos do que os romanos já haviam feito neste domínio — os aquedutos de Segóvia (Espanha) e de Nîmes (França) talvez sejam as mais notáveis evidências da genialidade romana na engenharia hidráulica. E por toda a Europa medieval foram construídos aquedutos — não se pode, porém, esquecer os (muitos) períodos de guerra que a Europa central e ocidental viveu, ressalva Pedro Inácio: nessas ocasiões, estes equipamentos, vitais para a sobrevivência das populações sitiadas, eram os primeiros a ser atacados, e, portanto, muitos foram destruídos. Tal não significa que por todo o continente não se tivessem empreendido, entretanto, outras grandes obras hidráulicas — “Paris, por exemplo, tem um sistema de aquedutos extraordinário dos séculos XVI e XVII”. Mas eram, sobretudo, subterrâneas; sem o sentido de obra de arte que reveste parte dos aquedutos portugueses mais representativos.

Assim, Portugal chega à alvorada da Idade Contemporânea como “o país dos aquedutos” porque “praticamente todos os aquedutos principais estavam em funcionamento”. Era possível assistir ao cumprir da sua função numa altura em que noutras cidades europeias os que existiam estavam fora de vista. Em Portugal eles impõem-se nas paisagens, o transporte da água das nascentes até às localidades sustentado ostensivamente em longas arcarias — os aquedutos mais representativos fazem um percurso de entre 10 e 15 quilómetros. E como no início do século XIX estávamos no período romântico, há quase uma necessidade de exaltação dos serviços que esses monumentos prestavam às populações, com descrições do cantar da água e das reuniões populares em torno dos chafarizes.

Nesta altura, os aguadeiros — os profissionais de venda de água que já existiam pelo menos desde o tempo das Descobertas, quando faziam o serviço de abastecimento de água às embarcações que partiam (as aguadas) — ganham nova função. Em Lisboa, depois do aqueduto, não só continuam a garantir a distribuição de água às casas particulares a partir dos fontanários, em barris de 25 litros, como se organizam sob o comando de capatazes para responder à obrigatoriedade de estar em regimento para combater os incêndios que surgem na cidade.

E assim continuou até ao último quartel do século XIX. A partir de 1880 o sistema gravítico começou a desaparecer graças ao uso das máquinas a vapor: a água passou a chegar directamente a casa das pessoas, através de “um sistema regular e sob pressão”. Em Lisboa, a revolução chegou com o aqueduto do Alviela. A água percorria, graviticamente, 114 quilómetros, desde Alcanena, e, à chegada, a sua elevação era assegurada por quatro máquinas a vapor instaladas na estação térmica dos Barbadinhos, que funcionou até 1928, quando foi substituída por uma central elevatória eléctrica ainda em actividade — hoje faz parte do Museu da Água da EPAL.

No século XX foi ditada a obsolescência de quase todos os aquedutos, mas eles permanecem como testemunho do esforço de dar água às populações. E, alguns, como representantes de uma estética de monumentalidade em que “há uma cumplicidade entre a obra utilitária e funcional com a obra estética”, sublinha Pedro Inácio. São esses os “grandiosamente marcantes na paisagem urbana nacional”, vários deles considerados monumentos nacionais desde 1910. E são esses que Pedro Inácio gostaria de ver um dia a integrar um “roteiro de aquedutos” de Portugal. “Teria de ser uma acção conjunta. Deveria haver parceiros para identificar os mais emblemáticos, os que mais merecem ser visitados.” “Falta musealizar”, considera, avaliando a dificuldade da empreitada. “É um património que tem muitos problemas em termos de infra-estruturas, até de acessos, às vezes. Pode não ser fácil de fazer de um dia para o outro.” Há câmaras municipais que organizam esporadicamente visitas guiadas com especialistas e em Évora um roteiro assinala o percurso do aqueduto da Água de Prata para caminhantes — mas apenas o aqueduto das Águas Livres se deixa visitar de forma regular (entre Março e Novembro). “Em termos turísticos este seria um passo importante”, afirma Pedro Inácio, “especialmente numa altura em que Portugal parece ser um dos destinos preferidos.

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