Fugas - Viagens

  • Rota 5: Costa Amalfitana
    Rota 5: Costa Amalfitana
  • São 10 dias para viajar sobre rodas
    São 10 dias para viajar sobre rodas
  • Estrada fora, Europa fora
    Estrada fora, Europa fora
  • Rota 8: Sagres
    Rota 8: Sagres
  • Do Cabo de São Vicente
    Do Cabo de São Vicente
  • Rota 8: Deserto de Tabernas
    Rota 8: Deserto de Tabernas
  • Rota 6. Lisboa - Nápoles: La dolce vita do Atlântico ao Mediterrâneo
    Rota 6. Lisboa - Nápoles: La dolce vita do Atlântico ao Mediterrâneo
  • Rota 10. Lisboa-Istambul: Expresso do Oriente
    Rota 10. Lisboa-Istambul: Expresso do Oriente
  • Rota 4: Pirenéus
    Rota 4: Pirenéus

Continuação: página 3 de 7

Dez grandes viagens estrada fora

Uma vez tratados os procedimentos alfandegários está já em solo marroquino e em África e deve aproveitar para passar a primeira noite em Tânger, cidade que foi um famoso refúgio para escritores, pintores e artistas. Pode levar no bolso o caderno de desenhos de Delacroix com as suas impressões marroquinas. A partir de Tânger tem duas alternativas para fazer a viagem até Marraquexe – ou vai pela costa, repleta de sinais da presença portuguesa, ou vai pelo interior e pelo Atlas para poder ir ver um pôr do sol no deserto. Também pode ir por um lado e vir pelo outro, desenhando assim o grande anel de viagem em Marrocos. 

Na mais movimentada auto-estrada costeira pode e deve passar uma noite em Casablanca e ir ao Rick’s Cafe que está quase como Humphrey Bogart o deixou. Depois segue até Safi e daqui sempre pela belíssima estrada costeira, com o mar na janela direita do carro. Próxima paragem obrigatória, Essaouira, cidade fundada por portugueses e uma das mais charmosas estâncias balneares do país. De Essaouira a Marraquexe são apenas três horas de viagem e pode chegar bem a horas de beber um thé à la menthe no Hotel Mamounia (o preferido de Churchill) ou uma laranjada ao pôr do sol da vibrante Praça Jemaa El Fna, Património da Humanidade. 

Mas para sentir a verdadeira atmosfera berbere de Marrocos e se deslumbrar com grandes estradas, paisagens e cidades monumentais o melhor percurso é a partir de Tânger seguir para Leste em direcção ao deserto, com paragens recomendadas na cidade azul de Chefchouaen, erguida num dos picos das montanhas do Riff. Daí aponte os cavalos às cidades imperiais de Meknès e Fez, com a sua labirintica medina a desafiar o seu sentido de desorientação. 

Para ter um “cheirinho” do deserto deve reservar dois dias para visitar as fantásticas dunas do Erg Chebbi e daí seguir para sul e para Ouazarzate pela estrada que vai passar pela incrível garganta do Todra. Em Ouazarzate, depois de visitar os estúdios de cinema onde foram gravados grandes épicos de Hollywod, segue-se a transposição do Atlas, numa viagem desafiante e que exige toda a atenção do mundo, já que conduzir em Marrocos é só por si um desafio. A rota dos kashbahs vai levá-lo a belas cidades como Ait Benhaddou, onde foram filmadas cenas de O Gladiador, para finalmente chegar à cosmopolita e esfuziante cidade vermelha de Marraquexe. 

África aqui tão perto. Do que está à espera?

Distância: 1025 km
Tempo de viagem: 12 horas
Custo estimado: 145 €
(sem ferry boat)
Percurso recomendado: Faro - Algeciras - Tânger - Chefchouaen - Fez - Erg Chebbi - Ouazarzate - Marraquexe

6. Lisboa - Nápoles: La dolce vita do Atlântico ao Mediterrâneo

Se gosta de mar e de estradas costeiras, esta pode ser a mais espectacular road trip para um Verão tórrido, desde que opte por fazer a viagem sempre junto à costa, do Atlântico ao Mediterrâneo. Percorrer o Sul de Espanha é já em si uma grande road trip. Sugiro que faça duas ou três paragens pelo caminho – por exemplo em Málaga (terra de Picasso), Almeria (terra de western spaghettis e do único deserto da Europa) ou em Figueres (terra de Dali a norte de Barcelona). Quando passar a fronteira com França continue a seguir a linha de costa até Marselha e o seu gigantesco porto e bas fond nocturno. Depois vista o seu melhor fato de linho e meta o borsalino estiloso e rume à atraente e milionária Côte d’Azur. 

--%>