Fugas - Viagens

  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro

Continuação: página 6 de 7

A ilha que é bipolar quer ser ainda mais verde

Como alternativa, pode recorrer ao ferry da Destination Gotland para efectuar a travessia entre Estocolmo (partidas de Nynässhamn e, embora com menos frequência, de Oskarshamn) e Visby, um percurso que se cumpre em três ou quatro horas, com preços que dependem do dia (melhor durante a semana nos meses de Verão) e da hora em que viaja.

Se desejar conhecer Fårö, a distância entre Visby e Fårösund, no extremo norte de Gotland, é de 50 quilómetros (melhor alugar carro, embora haja alguns autocarros locais que cumprem o trajecto), ao fim dos quais o espera um ferry que faz a ligação em sete minutos à pequena ilha.

Quando ir

A melhor altura para visitar Gotland é durante os meses de Verão, beneficiando do clima temperado que é característico da ilha durante esse período, também aquele em que regista maior frequência de turistas, muitos deles provenientes de Estocolmo. Com mais dias de sol do que no resto do país, Gotland pode proporcionar temperaturas entre os 25 e os 27 graus entre Junho e Agosto, se bem que não deve descurar a hipótese de os termómetros registarem uma queda significativa quando a noite cai. Ainda assim, mesmo com frio, no Outono, no Inverno ou na Primavera, mesmo com muitos restaurantes fechados e sem a vida social que marca o Verão, Visby não perde o charme – e ganha em serenidade e carácter.  

Onde dormir

Scandic Visby
Fäerjeleden, 3
00 46 498 20 12 70
www.scandichotels.se
visby@scandichotels.com
Beneficiando de uma localização privilegiada, a curta distância do terminal de ferries e do centro de Visby, é um dos hotéis mais luxuosos da cidade, com uma tarifa diária de cerca de 200 euros.

Hotell S:t Clemens
Smedjegatan, 3
00 46 498 21 90 00
www.clemenshotell.se
info@clemenshotell.se
A dois passos do jardim botânico e das ruínas da igreja de St. Clemens, dispõe de 32 quartos (divididos por cinco edifícios históricos) com tarifas a rondar os 130 euros.

Visby Fängelse Vandrarhem
Skeppsbron, 1
00 46 498 20 60 50
www.visbyfangelse.se
info@visbyfangelse.se
Uma experiência única numa antiga prisão (o último prisioneiro foi libertado em 1998, altura em que o espaço se transformou num hostel), com preços que variam consoante o grau de privacidade e comodidade – mas espere pagar, em dormitório com 12 camas, 200 coroas na época baixa e o dobro na época alta.

Onde comer

Surfers
Södra Kyrkogatan, 1
Visby
00 46 498 21 18 00
www.surfersvisby.se
kontakt@surfersvisby.se
Um toque da cozinha de Sichuan, pratos principais (experimente o mala beef) a 88 coroas e fantásticos cocktails fazem do Surfers um dos lugares mais apetecíveis em Visby. 

Amarillo
Schweitzergränd 5B
Visby
00 46 734 16 80 86
www.amarillovisby.se
Forte inspiração mexicana e uma extensa lista de cervejas, com preços entre as 150 e as 300 coroas.

Donners Brunn
Donners Plats, 3
00 46 498 27 10 90
www.donnersbrasserie.se
info@donnersbrasserie.se
Localização privilegiada na praça Donners, com uma gastronomia variada (desde pimentos de Padrón a falafel) e preços entre 185 e 245 coroas. 

--%>