Fugas - Vinhos

nélson garrido

Continuação: página 2 de 2

A nova casta do Douro

A tendência de caminhar para o Douro Superior, também ela recente, a disposição para investir em vinhas nesta região, de desbravar terras para plantar em terrenos que eram virgens, poderá ajudar a explicar esta nova realidade. A entrada num clima mais seco, quente e severo, com mais horas de sol, mais calor e menos pluviosidade, aproxima esta sub-região das condições naturais de uma parte significativa do Alentejo. O tão propalado e temido aquecimento global, com colheitas cada vez mais extremadas, ajuda a justificar a aposta numa casta que já deu provas da sua mais-valia em climas também eles extremados. O facto de estarmos em terras maioritariamente virgens e onde as vinhas têm de ser plantadas de raiz com menos condicionamentos mentais também ajuda à introdução de uma casta com pouco peso histórico no Douro.

Por uma razão ou por outra, a verdade é que já são muitos os produtores de referência do Douro a dispor de Alicante Bouschet nas suas vinhas. Alguns assumem esta escolha técnica e estética de forma mais directa e descomplexada, enquanto outros preferem manter esta opção com uma postura mais discreta ou mesmo off the record. A maioria entende o Alicante Bouschet como uma alternativa viável ao Sousão, substituindo-se assim ao papel de casta provedora de cor, músculo e acidez que o Sousão interpreta na actualidade. A vantagem do Alicante Bouschet assenta numa capacidade corante superior, beneficiando do facto de ser uma casta tintureira, no vigor que empresta aos vinhos e, sobretudo, na frescura, intensidade e acidez estridente que é capaz de conceder à categoria rainha do Vinho do Porto, o Vintage.

O Alicante Bouschet pode assim preencher um espaço importante proporcionando cor, músculo e acidez numa só variedade, condição que poucas castas durienses conseguem suprir com a mesma destreza. Os números não mentem e basta olhar com atenção para as fichas técnicas de alguns dos vinhos do Porto Vintage mais sonantes, sobretudo das colheitas mais recentes, para perceber o empenho recente dos produtores durienses no Alicante Bouschet. Quem diria que, após décadas na condição de principal exportador de castas, de que tantas regiões portuguesas beneficiam, o Douro iria agora assumir o papel inverso, o papel de importador daquela que é a casta mais emblemática do Alentejo?

 

 

--%>