O vinho foi criado pela dupla de enólogas Susana Esteban e Sandra Tavares da Silva. Depois, a designer Rita Rivotti, especializada em branding e design de vinhos, desenvolveu a comunicação da obra. Eis o Crochet, que acaba de conquistar o galardão Ouro, na categoría Luxo - Vinho e Champagne, nos Pentawards, prémios internacionais para o design e criatividade aplicada à embalagem, o "único concurso mundial exclusivamente dedicado à concepção de embalagens sob todas as suas formas".
"A relação de amizade, a paixão pelo Douro e pelo vinho, assim como as experiências partilhadas pelas duas enólogas" serviram de base a Rita Rivotti para "olhar para o projecto como criação conjunta de um grande vinho à semelhança do acto de duas mulheres se juntarem para fazer…crochet", explicam em comunicado.
Foi assim que surgiu "o nome e imagem deste projecto criativo e enólogo, que nele transporta uma actividade tão característica do género feminino e tão cheia de portugalidade", sublinha-se.
Segundo a criativa, responsável pela "primeira agência de design em Portugal dedicada exclusivamente ao sector dos vinhos", o “Crochet apresenta um ritual feminino muito antigo, focado numa habilidade específica, tradicionalmente obrigatória para uma rapariga núbil, e como o rótulo ilustra: um bordado antigo, ponto a ponto”.
Para Rivotti, o Crochet (que já em Março recebeu um galardão bronze nos Lusos – Prémios Lusófonos da Criatividade), o vinho português "começa a ser finalmente reconhecido por todo o mundo graças à sua qualidade e singularidade". "Estou orgulhosa de ser parte desta mudança. Eu acredito no Vinho, como embaixador da nossa cultura; detém em cada garrafa uma oportunidade de revelar visualmente a nossa arrebatadora cultura, civilização e tradição".
É nesse sentido que vê no Crochet "um excelente exemplo": "um vinho feito por duas mulheres, com grande amor e dedicação, em junção com o seu conhecimento substancial e extensiva experiência”.
Nos Pentawards 2014 - Worldwide Design Packaging Competition, revelados em Tóquio a 9 de Outubro, houve mais produtos lusos premiados, incluindo o design de embalagens de cápsulas de café e de batatas fritas da marca Continente ou a Ecover, uma garrafa de detergente criada pela Logoplaste que utiliza 10 por cento de plástico reciclado retirado dos mares (o restante plástico também é reciclado mas provém de outras fontes, informam).