Experimentei Sagres e o Memmo Baleeira no último sábado do Inverno e no primeiro domingo da Primavera. O tal vento de que todos me alertaram e que me faria gelar não apareceu. Também não deu tempo de descobrir todas as praias, saborear todas as novidades gastronómicas nem descansar todo o tempo do mundo. Mas se Sagres fosse mesmo o fim do mundo, como acreditavam os romanos, não me importava de acabar por cá. Que venha o Verão!
O que fazer
O Memmo Baleeira é o único da vila de Sagres que tem uma escola de surf comandada pelo português João Mialha e windsurf pelo belga Daniel Salvaterra. As aulas de windsurf são mesmo na praia do Martinhal, literalmente a três minutos a pé do quarto. Há ainda um centro de surf do hotel na praia de Cordoama que, junto com a de Castelejo, tornaram-se rapidamente as minhas predilectas pelo ar paradisíaco (e onde o som de telemóveis não existe). Passeios obrigatórios são ao Cabo de São Vicente (não importa se já tenha ido, a vista é sempre de tirar a respiração) e a Fortaleza de Sagres e a sua avassaladora posição geográfica.
Onde comer
Seguimos uma das sugestões do Living Sagres by Memmo e jantámos no Mar à Vista, na praia da Mareta, a 10 minutos a pé do hotel. Começámos com a oferta da casa aos hóspedes do Memmo Baleeira, ostras frescas ou batidas na chapa. Depois um esparguete com gambas que, dizem, só perde para o com amêijoas. Mas o forte mesmo são os peixes. Amêijoas à Bulhão Pato, ostras da ilha, camarão à Mar à Vista, percebes da costa de Sagres. O jantar com vinho sai em média 20 euros por pessoa sem sobremesa. Quem ainda quiser tomar um copo, os bares da avenida que vai dar ao hotel são a opção: Namasté, Pau de Pita, Água Salgada...um ao lado do outro.
- Nome
- Memmo Baleeira
- Local
- Vila do Bispo, Sagres, Sítio da Baleeira
- Telefone
- 282624212
- Website
- http://www.memmohotels.com