Fugas - restaurantes e bares

  • João Matos/arquivo
  • Chef Joachim Koerper
    Chef Joachim Koerper Miguel Manso
  • Rui Soares
  • Miguel Manso
  • João Matos/arquivo
  • João Matos/Arquivo

Continuação: página 2 de 2

Eleven - O melhor de Lisboa

Mas gostaria que Koerper se deixasse tentar pelo bacalhau de cura amarela, o qual, pela intensidade do seu aroma e textura particular, é um desafio à altura de um chefe de cozinha da sua categoria. Excelentes também o "salmonete da nossa costa com tarte fina de três pimentos e sucos de ''bouillabaisse''" (29,50 euros); e o "peixe galo salteado com cenouras confitadas à Arábica" (33 euros), neste caso com os grãos de café a dar um toque de exotismo ao conjunto. Muito bons, nos doces, o "crocante de praliné e chocolate com gelado marfim e coullis de pistachio", o "''crumble'' de ruibarbo com sorvete de morango e champagne" e o "ravioli de ananás com gelado de ''piña colada''" (12 euros cada).

Beberam-se um copo do branco da Gaivosa de 2004 (4 euros), muito fresco e mineral, e uma garrafa do branco Castello d''Alba Vinhas Velhas 2005 (39,90 euros), que acompanhou bem os pratos de peixe.

Para uma refeição completa (entrada, prato, sobremesa, vinhos) no Eleven reservem-se pelo menos duas horas e uns 100 euros, se houver cuidado na escolha do vinho. Mas vale a pena. Ao almoço há um menu a 39 euros (entrada, prato e sobremesa, sem bebidas). O menu de degustação, com sete itens, custa 85 euros por pessoa e um suplemento de vinhos de 40 euros.

A carta de vinhos do Eleven é das melhores dos restaurantes portugueses e rivaliza com a de muitos restaurantes estrangeiros famosos.


Pormenor

Um charuto bem aceso. Os apreciadores de charutos, que não é o meu caso, são muito bem tratados no Eleven. O chefe de sala, que é um grande profissional, depois de escolhido o charuto, encarrega-se de o acender para o fumador, que pode começar desde logo a desfrutar o prazer, que passa pela delicadeza do aroma, boa tiragem do fumo, um ambiente distendido, uma bebida adequada. Neste ponto, não há unanimidade. Há quem prefira um destilado, mas há também os que defendem que a melhor companhia para um charuto é um Porto "vintage" de um ano "clássico". Um dia, na Feitoria Inglesa, no Porto, ouvi Bruce Guimaraens, grande criador de vinhos do Porto e grande fumador de charutos cubanos, dizer que "só a doçura de um Porto vintage combina na perfeição com a doçura de um habano".

Nome
Eleven
Local
Lisboa, São Sebastião da Pedreira, Rua Marquês da Fronteira - Jardim Amália Rodrigues
Telefone
213862211
Horarios
Segunda a Sábado das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:00
Website
http://www.restauranteleven.com
Preço
70€
Cozinha
Mediterrânica
Espaço para fumadores
Sim
--%>