Fugas - restaurantes e bares

Luís Pó

Continuação: página 2 de 2

Daqui, posto de comando de Bordalo Pinheiro

A história de como Filipa e Pedro tomaram as rédeas d''A Paródia é também tocada a muitas mãos, faz parte de várias histórias de amor e é uma demonstração de como um bar se torna de sempre e pode até aspirar a ser para sempre. De Luís Pinto Coelho, a casa passou ao sr. Albino, um lendário e clássico barman, com muitos fiéis, que manteria o espaço até à idade o cansar. Um dos fiéis mais fiéis, que sentia A Paródia como extensão da sua casa, era precisamente o pai de Pedro que, nem por sombras, queria ver o seu bar desaparecer. Por isso, decidiu-se a adquiri-lo. Mais tarde, o filho Pedro começou a geri-lo. E, um pouco mais tarde, uma nova cliente tornou-se mais uma fiel d''A Paródia. A nova cliente, Filipa, tornar-se-ia também namorada do Pedro. E eis como agora A Paródia é muito passado mas também a conjugação do futuro de Filipa e Pedro, apostados em manter velhos fiéis e agregar novos. Com novidades e algumas surpresas, mas sem bruscas mudanças, porque o segredo é mesmo assegurar que se regressa à A Paródia como quem regressa à casa muito estimada. Uma revolução na continuidade, diria algum político, já com Bordalo na sombra a esfregar as mãos.

A Grande Paródia de Rafael
A revista "A Paródia" foi a última publicação satírica fundada por Bordalo Pinheiro - nasceu em 1900 e durou até 1906 (Rafael faleceu em 1905 mas o seu filho prosseguiu a obra) e fazia fama à verve ácida do contestatário mestre (bons exemplos: "Política - A Grande Porca" ou "Instrução Pública: A Grande Burra"...). Pelo bar, há algumas caricaturas e desenhos de Bordalo, seus seguidores e outros artistas da sátira e comédia.

Ementa aconchegante
A carta oferece diversas especialidades e é até marcada por uma certa alma alentejana. Tem um portfólio de fazer crescer água na boca de tostas em pão alentejano (presuntos, queijos, e uma especialidade: atum com queijo), doces requintados e uma vasta lista de cocktails (capifrutas - vodkas com frutas - são especialidade). Procuram manter bebidas especiais ou difíceis de encontrar, sejam as clássicas, sejam licores raros como de poejo, castanha, bolota, sejam pródigas cervejas belgas.

Nome
A Paródia
Local
Lisboa, Lapa, Rua do Patrocínio, 26B
Telefone
213964724
Horarios
Todos os dias das 22:00 às 02:00
Website
http://www.aparodia.com
--%>