Assim, na ementa do Eddy''s Kitchen, a par do sushi clássico, há "sushi alentejano". Isto é, rolinhos de arroz com "bacalhau cremoso", linguiça, farinheira, alheira e couve lombarda, torresmos com tiras de pimento vermelho assado, queijo de Nisa com pêra, carne do alguidar com migas, camarão com alhinho, entre outros. Como se sabe, nós portugueses somos, na Europa, quem mais arroz come. Desde o chamado arroz branco, até ao arroz com legumes secos e frescos, mariscos, peixes e carnes. Alguns dos nossos pratos de arroz são refrescados com um golpe de vinagre. Daí que não seja estranho ao nosso paladar este "sushi alentejano". Surpreendente, num caso ou outro, isso é. Mas quase sempre também agradável.
Outra experiência recomendável nesta área é o "sushi frito" (15 euros e dá para dois). Neste caso, os produtos, peixe (salmão, sobretudo), frutas e legumes, são envolvidos por alganori, a qual é cravejada com sementes de sésamo e pevides, que ficam estaladiços devido a uma boa fritura. André Caetano informou que, caso se prefira, pode usar folha de ovo para formatar os rolos de sushi. Na modalidade de "sushi alentejano" há combinados; por exemplo, um com 16 rolinhos, com oito variedades, custa 12 euros; o "Eddy''s special", com 32 e mais alguns, custa 35 euros. Ou seja, preços sensatos para uma experiência agradável.
Desilusão
O que se revelou uma desilusão completa foi a prova de especialidades portuguesas. Quase todos os produtos ostentaram excesso de tempo no frio, por exemplo a salada de ovas (6,50 euros), que chegou à mesa vinda directamente do frigorífico, conjunto demasiado marcado pelos pimentos verde e vermelho. Além disso, as ovas eram das congeladas, secas e sem ponta de sabor. A morcela salteada (4,50 euros) com maçã, deixou-se comer. Os nacos de javali (12,50 euros), marinados em vinho tinto e estufados, chegaram à mesa quase frios e na companhia de umas migas de pão de trigo deslavadas, quando a ementa promete laranja e "migas de broa com lombardo". Também os medalhões de porco (10,50 euros) com "migas de linguiça" se mostraram sensaborões. Febra de porco branco sem ponta de gordura, seca e a denunciar tempo demasiado de frigorífico no aroma, na companhia de umas "migas de linguiça" que, salvo o pormenor de umas rodelinhas de linguiça frita, daquela fininha e não da outra, ensacada em tripa do intestino delgado do reco, que é muito mais saborosa, eram iguais às que acompanhavam o javali. O que se esperava eram umas migas que tivessem como condimento gordura da fritura da linguiça e nela moldadas e enroladas. Inenarrável a salada de manga e lagosta (8,50 euros), que integra um trio de "saladas gourmet". É que, da lagosta nem o cheiro. A salada é de "delícias do mar", que é das designações mais irónicas que se podem dar a um produto sem cor, aroma ou sabor.
Quer dizer, o Eddy''s Kitchen, que se orgulha das raízes alentejanas de Eduardo Guerreiro, tem que dar uma grande volta e melhorar muito este sector da ementa.
- Nome
- Gustus - Sushi Alentejano
- Local
- Lisboa, Lisboa, Rua Ramalho Ortigão, 9
- Telefone
- 213869751
- Horarios
- Terça a Sábado das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00
- Website
- http://gustusrestaurant.com
- Preço
- 20€
- Cozinha
- Alentejana
- Espaço para fumadores
- Não