Fugas - restaurantes e bares

Miguel Manso

Abram alas ao novo ''sushi alentejano''

Por David Lopes Ramos ,

"Sushi alentejano" é a "invenção" de Eduardo Carneiro, o fundador do restaurante Eddy''s Kitchen, reaberto em Lisboa. Mas o "sushi man" que faz a "fusão" da cozinha tradicional daquela região portuguesa com a japonesa só podia ser brasileiro, e de São Paulo. É um desafio que não desilude, e que é bem mais interessante do que as especialidades portuguesas também anunciadas na ementa.
Abram alas ao novo "sushi alentejano"

A malfadada crise parece ser virtuosa para o sector da restauração. Depois de um período inicial em que houve alguns restaurantes que baquearem, fechando portas, aquilo a que se tem assistido nos últimos tempos, em Lisboa e no Porto, que são as cidades de que tenho informações, é à abertura de novos restaurantes e similares. Na cidade-capital, por exemplo, faz-se nos dias que passam algum alarido à volta do recém-aberto restaurante Pedro e o Lobo, com dois "chefes" de cozinha com pouco mais de 20 anos, e chama-se a atenção para uma tasca do Largo de São Paulo, a Tosca, onde, num almoço recente, um empregado me tentou dissuadir a escolher os petiscos para não perturbar o ritmo dos almoços. Ora, os petiscos são, com os vinhos a copo, segundo a propaganda da casa, a grande mais-valia do novo lugar. Quer dizer, alguns destes projectos poderão estar equivocados, mas a movimentação continua. É claro que quando Vitor Sobral, da ganhadora Tasca da Esquina, anuncia a abertura de uma cervejaria, igualmente em Campo de Ourique, sabemos, atendendo à sua experiência e talento comprovados, que se trata, em princípio, de um projecto com pés para andar. Outro tanto acontece quando se fica a saber que Ljubomir Stanisic, à frente do 100 Maneiras, na Rua do Teixeira, no Bairro Alto, se prepara para a este restaurante juntar um outro: o Bacchus, no Largo da Trindade. Não passa igualmente desapercebida a abertura de novos restaurantes japoneses ou sinonipónicos, de méritos culinários desiguais, mas que atestam um acrescido interesse por estas culinárias.

Fusão inusitada

A esta circunstância não foi alheia a escolha do "sushi alentejano" pelo Eddy''s Kitchen. Fernanda Câncio, num texto publicado no Diário de Notícias, no dia 30 de Janeiro de 2010, sobre Eduardo Guerreiro o fundador do restaurante, informa: "O encontro com um especialista em sushi e o sucesso da especialidade japonesa em Portugal dá-lhe a ideia de uma fusão inusitada e de um título com potencial para atrair atenções: sushi alentejano". Assim foi. E agora, recém-aberto, após obras de remodelação e beneficiação, temos um restaurante dividido por duas salas alegres, cheias de luz, com uma decoração em que avultam pinturas cujos temas têm tudo a ver com a boa vida.

Quanto ao "sushi alentejano", suscitou a curiosidade de clientes e a atenção mediática. Eduardo Guerreiro, que tem uma larga experiência de trabalho em restaurantes em Portugal e na Suíça, contratou um "sushi man" especialista neste tipo de cozinha na variante de "fusão". Só podia ser brasileiro e de São Paulo, cidade onde o sushi de fusão vai de vento em popa. Aí, há muito que o peixe cru deixou de ser o único companheiro do arroz cozido glutinoso, levemente avinagrado. O sushi pode incluir queijo creme (Philadelphia), "foie gras", frutas tropicais, um nunca mais acabar de associações e temperos como o azeite. Quando André Caetano, o "sushi man", foi colocado perante o desafio de elaborar "sushi alentejano", fez o que um cozinheiro competente costuma fazer: informou-se sobre a cozinha alentejana, provou-a, verificou que a fusão fazia sentido e avançou.

Nome
Gustus - Sushi Alentejano
Local
Lisboa, Lisboa, Rua Ramalho Ortigão, 9
Telefone
213869751
Horarios
Terça a Sábado das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00
Website
http://gustusrestaurant.com
Preço
20€
Cozinha
Alentejana
Espaço para fumadores
Não
--%>