No Augusto há apenas cinco sabores de gelado — mas qualquer um deles merece que nos desviemos do nosso caminho e procuremos a rua estreita, entre a Igreja de São Vicente de Fora e o Castelo de São Jorge, em Lisboa, onde há exactamente um ano um casal luso-francês abriu este espaço.
“Reparou que as cores do nosso espaço são também as da baunilha, chocolate e morango?”, pergunta Ana Fernandes, filha de portugueses, que sempre viveu em França, e que decidiu, juntamente com o marido francês, Julien, deixar o emprego na Air France e vir para Lisboa abrir um local de comida, ao qual deu o nome do pai.
Os gelados artesanais, feitos no local, são uma das componentes fundamentais do Augusto, mas não a única. Mas centremo-nos, para já, neles. Os cinco sabores são chocolate, nutella, gelado de morango, sorvete de morango e baunilha de Madagáscar.
O espaço é acolhedor, como se fosse uma sala de visitas de uma casa de família, com sofás, cadeiras, quadros nas paredes (funciona também como galeria para pequenas exposições) e acesso gratuito à Internet. Os gelados não são baratos — a primeira bola custa 3,50 euros, e as seguintes 1,50 euros, e uma taça com os cinco sabores custa 8 euros — mas os proprietários sublinham que todos os produtos que usam são de primeira qualidade e que os gelados são feitos à mão, num processo demorado (o que também justifica o facto de só terem cinco sabores).
Para além dos gelados, há um pequeno-almoço, uma escolha de doces, entre os quais crepes, ou, na versão salgados, um prato com uma selecção de queijos portugueses, outro com charcutaria também portuguesa, que podem ser acompanhados por um copo de vinho ou outra bebida.
É também possível fazer-se um almoço leve, com uma opção entre sopas (gaspacho a 3,50 euros ou sopa de cenoura e leite de coco a 3 euros), tostas de salmão, presunto ou tomate (a 5 euros, com salada) ou uma salada de quinoa ou de couve (6 euros). Para quem quiser combinar uma bebida com gelado, a proposta da casa é uma taça de champanhe com duas bolas de gelado (10 euros).
- Nome
- Augusto
- Local
- Lisboa, Santa Engrácia, Rua de Santa Marinha, 26
- Telefone
- 218860271
- Horarios
- Sábado das 16:30 às 16:30
Domingo das 11:30 às 11:30
Domingo, Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 10:00 às 20:00
Sexta-feira e Sábado das 10:00 às 23:00