Depois de anos seguidos repletos de estreias e inovações, todas em versão mega, enquanto 2010 atinge um quase clímax com uma série de embarcações novas e de grande porte, 2011 parece ser, à distância, o último ano gordo - e, ainda assim, só quatro das novas embarcações anunciadas apresentam capacidade para mais de 2500 passageiros (para 2012, prevêem-se apenas meia dúzia de estreias e, em 2013 e 2014, apenas se antecipa, por agora, uma por ano).
Porém, é folhear este especial e ver como o sector cresceu e se modernizou até um limite quase (aparentemente) insuperável. E para tal oferta, tal demanda: a procura de cruzeiros democratizou-se, quer em termos de faixas etárias, quer em termos de preços. Há cada vez mais gente a navegar e mais nichos de mercado a conquistar: os novos navios são os maiores, os mais luxuosos, os mais ecológicos, são um caleidoscópio de atracções e surpresas. Mas serão ainda capazes de continuar a surpreender-nos?
Sonhos e magias
A resposta é sim. É tomar até um exemplo "infantil", o Disney Dream: o terceiro navio de cruzeiros da casa do Mickey está prestes a suplantar os seus antecessores: terá capacidade para quatro mil passageiros e trará a primeira montanha-russa aquática em alto-mar, videojogos interactivos no chão e um restaurante inspirado no filme Ratatouille. As reservas abriram no início do ano e a temporada arranca a 26 de Janeiro nas Bahamas, por onde ficará em passeios de 3, 4 e 5 noites (em Fevereiro, por exemplo, viaja-se desde €540).
Outro que irá dar que falar é o Carnival Magic, que chega em Maio de 2011, estreando-se com um cruzeiro de nove dias pelo Mediterrâneo, com partida de Veneza (ainda há lugares desde €690). O navio, para 3690 passageiros, permanecerá pela Europa, em cruzeiros de 7, 9 e 12 dias, até Outubro - um regresso da companhia ao Velho Continente, após uma ausência (bem notada) de três anos.
Ainda em destaque, o Favolosa (114.500 toneladas e capacidade para 3780 passageiros), da Costa Cruzeiros: chega em Julho e o Celebrity Silhouette, o mano que completa a classe Solstice, deverá fazer-se ao mar no Outono. Para quem foge das multidões e acalenta o sonho de navegar num clássico veleiro, o Sea Cloud Hussar, de três mastros, chega para mostrar o que é ser colossal mantendo a premissa de cruzar ondas sem o recurso a motores e sem perder o ambiente exclusivo, ditado também pelo seu numerus clausus: 136 passageiros (tripulação: 90).
2011 é agora
Pode parecer distante para alguns, mas os mais prevenidos sabem que agora é a altura de decidir qual o cruzeiro do ano que vem. É que as propostas para a próxima temporada já começaram a invadir as agências e esta é uma das melhores alturas para reservar: há preços mais em conta, várias ofertas em vigor e a possibilidade ainda de escolher os melhores lugares no melhor cruzeiro.
É o caso da Norwegian Cruise Line, que lançou em Março uma pré-brochura para 2011. Em destaque, claro, o novíssimo Norwegian Epic, que estará na Europa no próximo ano para ser a estrela de 22 cruzeiros, à partida de Barcelona. O catálogo compreende ainda o Norwegian Sun, com saídas de Copenhaga em voltas pelas Capitais do Báltico, ou o Norwegian Jade, a navegar pelo Mediterrâneo Oriental a partir de Veneza.
Enquanto na NCL as compras vão sendo feitas, a Cunard disponibilizou o catálogo das viagens das suas três rainhas ao longo da temporada 2011/12, mas as reservas só arrancam a partir no dia 27 (a permanência do novel Queen Elizabeth nas águas europeias ao longo do Verão é um dos chamarizes).
Também em destaque ao longo de 2011 estará a Royal Caribbean, que protagonizará a maior presença de sempre pela Europa. Dez navios da sua frota andarão por cá e o Liberty of the Seas será até palco de um mundialito de futebol (ver cruzeiros temáticos para crianças) no Mediterrâneo, em Junho.
Pela MSC Cruzeiros já se podem reservar viagens de Primavera/Verão 2011 no Mediterrâneo a bordo dos recentes e elogiados Splendida (2009) e Magnifica (2010). Já da Costa Cruzeiros, que irá reforçar a sua presença em mercados emergentes, como é o caso do Médio Oriente, surge a proposta de uma volta ao mundo a bordo do Deliziosa: a partida é dada a 30 de Dezembro de 2011 e a viagem, de 98 dias, pode ser comprada por inteiro (desde €10.489) ou por segmentos: o primeiro, de Savona a Los Angeles; o segundo, de Los Angeles a Singapura; e, por fim, desta a Savona. Outra volta ao mundo que já dá que falar (e que já se pode reservar) é o périplo do Balmoral da Fred.Olsen: 108 dias, com partida e chegada em Southampton, com passagens pelas Caraíbas, Pacífico Sul, Sudeste Asiático, Médio Oriente e Mediterrâneo (sai a 5 de Janeiro, desde €10.000).
[FUGAS, 17 Abril 2010]