Fugas - viagens

2011 ainda guardará mais surpresas?

Por Carla B. Ribeiro e Luís J. Santos

Agora, que estamos prestes a actualizar o dossiê Fugas quanto a cruzeiros para as próximas temporadas, voltamos a dar uma olhadela ao que prometia a temporada 2010/ 2011 da indústria de cruzeiros.

Depois de anos seguidos repletos de estreias e inovações, todas em versão mega, enquanto 2010 atinge um quase clímax com uma série de embarcações novas e de grande porte, 2011 parece ser, à distância, o último ano gordo - e, ainda assim, só quatro das novas embarcações anunciadas apresentam capacidade para mais de 2500 passageiros (para 2012, prevêem-se apenas meia dúzia de estreias e, em 2013 e 2014, apenas se antecipa, por agora, uma por ano).

Porém, é folhear este especial e ver como o sector cresceu e se modernizou até um limite quase (aparentemente) insuperável. E para tal oferta, tal demanda: a procura de cruzeiros democratizou-se, quer em termos de faixas etárias, quer em termos de preços. Há cada vez mais gente a navegar e mais nichos de mercado a conquistar: os novos navios são os maiores, os mais luxuosos, os mais ecológicos, são um caleidoscópio de atracções e surpresas. Mas serão ainda capazes de continuar a surpreender-nos?

Sonhos e magias

A resposta é sim. É tomar até um exemplo "infantil", o Disney Dream: o terceiro navio de cruzeiros da casa do Mickey está prestes a suplantar os seus antecessores: terá capacidade para quatro mil passageiros e trará a primeira montanha-russa aquática em alto-mar, videojogos interactivos no chão e um restaurante inspirado no filme Ratatouille. As reservas abriram no início do ano e a temporada arranca a 26 de Janeiro nas Bahamas, por onde ficará em passeios de 3, 4 e 5 noites (em Fevereiro, por exemplo, viaja-se desde €540).

Outro que irá dar que falar é o Carnival Magic, que chega em Maio de 2011, estreando-se com um cruzeiro de nove dias pelo Mediterrâneo, com partida de Veneza (ainda há lugares desde €690). O navio, para 3690 passageiros, permanecerá pela Europa, em cruzeiros de 7, 9 e 12 dias, até Outubro - um regresso da companhia ao Velho Continente, após uma ausência (bem notada) de três anos.

Ainda em destaque, o Favolosa (114.500 toneladas e capacidade para 3780 passageiros), da Costa Cruzeiros: chega em Julho e o Celebrity Silhouette, o mano que completa a classe Solstice, deverá fazer-se ao mar no Outono. Para quem foge das multidões e acalenta o sonho de navegar num clássico veleiro, o Sea Cloud Hussar, de três mastros, chega para mostrar o que é ser colossal mantendo a premissa de cruzar ondas sem o recurso a motores e sem perder o ambiente exclusivo, ditado também pelo seu numerus clausus: 136 passageiros (tripulação: 90).

2011 é agora

Pode parecer distante para alguns, mas os mais prevenidos sabem que agora é a altura de decidir qual o cruzeiro do ano que vem. É que as propostas para a próxima temporada já começaram a invadir as agências e esta é uma das melhores alturas para reservar: há preços mais em conta, várias ofertas em vigor e a possibilidade ainda de escolher os melhores lugares no melhor cruzeiro.

É o caso da Norwegian Cruise Line, que lançou em Março uma pré-brochura para 2011. Em destaque, claro, o novíssimo Norwegian Epic, que estará na Europa no próximo ano para ser a estrela de 22 cruzeiros, à partida de Barcelona. O catálogo compreende ainda o Norwegian Sun, com saídas de Copenhaga em voltas pelas Capitais do Báltico, ou o Norwegian Jade, a navegar pelo Mediterrâneo Oriental a partir de Veneza.

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