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  • Boeing 787-8 Dreamliner  durante o Singapore Airshow, em Singapura
    Boeing 787-8 Dreamliner durante o Singapore Airshow, em Singapura Tim Chong/Reuters
  • A ser preparado para uma partida, em Paine Field (Everett, Washington, EUA).
    A ser preparado para uma partida, em Paine Field (Everett, Washington, EUA). Anthony Bolante/Reuters
  • A levantar voo em Everett, Washington.
    A levantar voo em Everett, Washington. Anthony Bolante/Reuters
  • A japonesa ANA tem a maior frota de Dreamliners
    A japonesa ANA tem a maior frota de Dreamliners Toru Hanai / Reuters
  •  No cockpit.
    No cockpit. Toru Hanai/Reuters
  • Detalhe de um 787 na sua primeira aterragem em Viena, Áustria
    Detalhe de um 787 na sua primeira aterragem em Viena, Áustria Heinz-Peter Bader/Reuters
  • A espiar o interior de um Boeing 787 Dreamliner estacionado em Long Beach, Califórnia, EUA
    A espiar o interior de um Boeing 787 Dreamliner estacionado em Long Beach, Califórnia, EUA Lucy Nicholson/Reuters
  • Dentro do Dreamliner
    Dentro do Dreamliner Heinz-Peter Bader/Reuters
  • A experimentar a classe executiva de um 787 - Air Canada no aeroporto internacional de Toronto
    A experimentar a classe executiva de um 787 - Air Canada no aeroporto internacional de Toronto Mark Blinch/Reuters
  • Uma visão da classe económica
    Uma visão da classe económica Mark Blinch/Reuters
  •  Visita do presidente norte-americano Barack Obama a um 787 em Everett, Washington
    Visita do presidente norte-americano Barack Obama a um 787 em Everett, Washington Jason Reed / Reuters
  • Detalhe de um anúncio ao Dreamliner no aeroporto internacional de Tóquio, Japão
    Detalhe de um anúncio ao Dreamliner no aeroporto internacional de Tóquio, Japão Shohei Miyano / Reuters
  • Um engenheiro sob a cauda do 787 em Manchester
    Um engenheiro sob a cauda do 787 em Manchester Phil Noble / Reuters
  • Um engenheiro examina um dos motores do 787 em Manchester
    Um engenheiro examina um dos motores do 787 em Manchester Phil Noble / Reuters
  • Detalhe de um motor antes de ser instalado num 787, na fábrica da Boeing em Everett, EUA
    Detalhe de um motor antes de ser instalado num 787, na fábrica da Boeing em Everett, EUA Jason Reed / Reuters
  • A examinar um 787 no aeroporto de Tóquio, 17.01.2013
    A examinar um 787 no aeroporto de Tóquio, 17.01.2013 Toru Hanai / Reuters
  • A aterrar em Tóquio.
    A aterrar em Tóquio. Toru Hanai/Reuters
  • visão
    visão "olho-de-peixe" de um 787 na Califórnia Lucy Nicholson / Reuters
  • Apresentação à imprensa de um Dreamliner na Cidade do México - a AeroMexico tinha encomendado sete aparelhos
    Apresentação à imprensa de um Dreamliner na Cidade do México - a AeroMexico tinha encomendado sete aparelhos Edgard Garrido / Reuters
  • Um 787 da United Airlines aterra em Tóquio
    Um 787 da United Airlines aterra em Tóquio Toru Hanai / Reuters
  • O primeiro 787 da Qatar Aiways a aterrar em Zurique
    O primeiro 787 da Qatar Aiways a aterrar em Zurique Michael Buholzer/Reuters
  • Em Setembro de 2012, a celebrar a chegada a Nova Deli do primeiro Dreamliner da Air India
    Em Setembro de 2012, a celebrar a chegada a Nova Deli do primeiro Dreamliner da Air India Mansi Thapliyal/Reuters
  • O Dreamliner em demonstrações em Singapura
    O Dreamliner em demonstrações em Singapura Tim Chong/Reuters
  • Detalhe do primeiro Dreamliner entregue pela Boeing: foi em Setembro 2011. Aqui, um mês antes, a sair da sua pintura final
    Detalhe do primeiro Dreamliner entregue pela Boeing: foi em Setembro 2011. Aqui, um mês antes, a sair da sua pintura final Reuters

Dreamliner em terra. Voos dos Boeing 787 suspensos por todo o mundo

Por PÚBLICO

Reguladores internacionais proíbem os voos dos Boeing 787 por razões de segurança.

No seguimento do terceiro incidente a bordo de um Dreamliner em pouco mais de uma semana, diversos reguladores aéreos, incluindo norte-americanos, japoneses, indianos e europeus, suspenderam os voos com aviões deste modelo da Boeing.

A Administração Federal da Aviação norte-americana (FAA, na sigla em inglês) anunciou, na madrugada de quinta-feira, que todos os Boeing 787, os Dreamliner, controlados por operadores dos EUA, país onde está sedeada a construtora, estão proibidos de voar. A suspensão, escreve o jornal "The New York Times", irá vigorar até que o regulador norte-americano consiga identificar a origem dos incidentes com as baterias deste modelo da Boeing. Nos EUA, apenas a United Airlines tem o Dreamliner ao seu serviço.

Por todo o mundo, outros países decidiram também suspender os 787, casos do Japão - onde foram registados três problemas de segurança em menos de uma semana -, Polónia, Índia, Chile ou Qatar.

Actualmente, existem 49 Dreamliner em operações, mas a Boeing tinha, segundo a empresa, mais de 800 aparelhos encomendados para os próximos anos.  

O Dreamliner, tido como a “jóia da coroa” da empresa, é o primeiro a ser construído sobretudo a partir de materiais de carbono. Mas o aspecto mais “revolucionário” é o facto de consumir 20% menos do que uma aeronave de tamanho comparável. O valor de cada aparelho anda à volta de 155 milhões de euros, podendo transportar, conforme modelo e rotas,  até 290 passageiros.

Actualmente, é utilizado pelas companhias ANA (a que tem mais ao serviço, 17) e JAL japonesas,  United Airlines (EUA), Air India, Ethiopian Airlines (que ainda não tinha suspendido voos - tem quatro 787), a polaca LOT, a chilena LAN e a Qatar Airways. Mas companhias por todo o mundo estão em lista de espera para receber o seu Dreamliner.

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